Como fazer fichamento de texto

links patrocinados

Como fazer fichamento de texto

A falta de atenção e a leitura superficial faz que muitas pessoas não entendam o que estão lendo. Para aumentar o poder de cognição, uma técnica muito importante existe com a função de aproveitar ainda mais o que se lê. Aplicando as regras sobre como fazer fichamento de texto, as pessoas poder usufruir ainda mais de seus livros, artigos e textos no geral.

Sobre o fichamento de texto

Como fazer fichamento de texto Fichamento de texto

Fichamento de texto é uma técnica que ajuda os estudantes e profissionais nas leituras acadêmicas e metodológicas. Também pode ser útil aos leitores domésticos, que desejam se lembrar daquilo que leram. A prática funciona como um registro dos conteúdos lidos e é uma estratégia de fixação que possibilita uma reflexão posterior da obra.

Saiba Como fazer fichamento de texto

Como fazer fichamento de texto na prática

Para se fazer um fichamento de texto que realmente funcione o mais importante é a anotação. Ao ler qualquer livro ou texto que você sabe que irá ser importante em algum momento mais para frente, procure utilizar fichas onde serão anotados os principais pontos.

Na ficha, escreva o título e autor da obra da qual está realizando as anotações, a passagem principal na íntegra, o número da página e se possível, até qual o parágrafo em que a frase encontra. Fazer um fichamento de texto requer um pouco de paciência para registrar as ideias fundamentais, mas a recompensa será bem maior depois, quando as fichas forem utilizadas.

O que é fichamento de texto

Onde utilizar o fichamento de texto

Fazer um fichamento de texto é essencial em épocas que a pessoa não pode ler os livros ou artigos de novo. Por exemplo, na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias ou relatórios, os estudantes e profissionais não possuem tempo para folhear as páginas de um livro e procurar uma a uma a frase que deseja colocar como citação em seu trabalho escrito.

Com as ideias principais anotadas sem a alteração do texto original do autor, os alunos graduandos põem simplesmente procurar em sua ficha de anotação. Fazer um fichamento de texto também pode ajudar quando os alunos estão em provas. Não é preciso ler as obras em cima da hora, mas sim, ler antecipadamente e anotar os conteúdos que mais importam.

Faça o fichamento de texto

Benefícios do fichamento

É comprovado que as anotações ajudam no processo de memorização e no caso do fichamento de texto, as notas servem como registro escrito do que se leu. Entre os maiores benefícios está a economia de tempo, que pode não ser aparente durante a leitura, mas aparece quando as pessoas precisarem se lembrar de algo que leram.
Na hora de fazer um fichamento de texto, faça uma ficha de papel para cada obra lida.

Quem optar por seguir a tecnologia e utilizar os documentos digitais do computador deve abrir um arquivo para cada livro ou texto fichado. Mas sempre se lembre que o computador pode falhar e as suas anotações se perderem. Procure armazenamentos garantidos ou opte em fazer um fichamento de texto nas antigas, mas seguras, folhas de papel.

Pesquisar
Artigos Relacionados