Como fazer currículo para estágio

links patrocinados

Como fazer currículo para estágio

A importância do estágio

Fazer um estágio é uma importante fase da vida de um jovem. A idade vai avançando e as responsabilidades vão aumentando ao mesmo tempo. Estágios são importantes para desenvolver o hábito profissional, mudar a visão que o jovem possui da vida, acostumá-lo com os deveres e com as cobranças feitas por um chefe e não apenas pelos pais, enfim, o estágio é um passo praticamente obrigatório para jovens que estão passando para a fase adulta.

Modalidades de estágio

Como fazer currículo para estágio Confira como fazer currículo para estágio

Existem várias formas de se fazer um estágio e várias épocas da vida para isso. É possível estagiar ainda no colégio ou depois na faculdade. O foco de cada uma destas modalidades é diferente, mas a função é praticamente a mesma e os dois tipos se complementam. Fazer um estágio quando ainda se está estudando é uma forma de familiarizar o jovem com as rotinas profissionais, mas o estágio não tem tanta pressão.

Já durante a realização de um curso numa faculdade, o estágio tem uma função mais séria, com uma responsabilidade muito maior, afinal, o estágio será para ajudar no treinamento de sua profissão. O estágio durante a faculdade serve para você exercitar aquilo que aprende durante o curso e não apenas para pegar experiência de vida.

Conheça como fazer currículo para estágio

Como fazer currículo para estágio

Um dos passos mais importantes para conseguir um estágio é fazer o currículo. É preciso saber quais informações colocar para poder garantir que a empresa irá chama-lo para a entrevista.
O primeiro passo é colocar os dados pessoais. O nome, a data de nascimento, um número de telefone e seu e-mail são suficientes para que o empregador conheça um pouco sobre você. Não é necessário inserir documentos a não ser que o empregador peça.

Como você não tem muita experiência no mercado de trabalho, afinal o estágio serve justamente para isso, a parte de experiências profissionais não deve ser colocada (se você já tiver estagiado ou trabalhado, pode colocar). Procure evidenciar seus cursos, por exemplo. É importante ter feito um curso de informática e alguma língua estrangeira, preferencialmente o inglês.

Saiba como fazer currículo para estágio

A importância de fazer um bom currículo para estágio

Além dos dados sobre cursos que o candidato fez, é importante fazer o currículo para estágio inserindo as pretensões de carreira do estudante. A empresa deve ter ciência do que o estudante quer para sua vida. Assim saberá se ele realmente está procurando trocar experiências com a empresa ou se quer somente estagiar porque é uma obrigação da universidade. É importante que o candidato esteja realmente interessado no estágio e o currículo deve ser o primeiro a mostrar isso.

Como fazer currículo para estágio - saiba mais

A preparação para o mercado de trabalho

Estagiar é um ensaio para a vida profissional. Logo, é preciso dar a devida importância para ele e trata-lo como responsabilidade. Por mais que ainda não seja o seu emprego final, procure fazer dele como seu principal emprego, pois é assim que você irá agir quando realmente entrar no mercado de trabalho.

Aproveite também para conseguir extrair o máximo possível de experiência de seus colegas mais velhos: além de muita bagagem de vida, eles podem lhe passar importantes lições para seu desempenho profissional no próximo emprego.

Pesquisar
Artigos Relacionados