Como fazer Compostagem em Casa

links patrocinados

Como fazer Compostagem em Casa

Como fazer Compostagem em Casa

Você sabe o que é compostagem? E sabia que pode fazer a sua em casa? A compostagem nada mais é que você transformar os materiais orgânicos encontrados no lixo em uma composição orgânica ou mais conhecido como adubo. Trata-se de reciclar o lixo de origem orgânica para usar nas plantas, nos jardins ou até mesmo em agricultura. Porém a compostagem feita em casa deve ser utilizada apenas nas residências, nos apartamentos, varandas e espaços pequenos. Com a compostagem feita regularmente o acúmulo de lixo orgânico que é o lixo que pode ser reaproveitado, deixa de existir.

Como é feita a compostagem

A compostagem feita em casa é simples de fazer você vai utilizar alguns materiais básicos, como um tonel ou balde com tamanho com cerca de 50 centímetros na altura, e 30 centímetros no diâmetro. Depois de pegar o recipiente você fura-lo na lateral, na área mais baixa perto do fundo do balde, com isso o chorume será drenado por ele. O chorume é um poluente que é produzido pelo material orgânico putrificado, ou seja, nos resíduos acumulados de lixo.

Porém ele é também uma fonte de alimentação das plantas, e nesse processo deve ser recolhido para ser utilizado, depois de dissolvido com água para regar as plantas.

Material para compostagem

Materiais utilizados

Você pode contar também com os materiais verdes e úmidos, que podem ser folhas dos vegetais que são jogadas fora, como as folhas de repolho e de alface que são ricas em água, entram também nesta categoria casca de batata, casca de ameixa, ou os ramos das beterrabas e cenouras além das cascas de ovos, de tomates, além das podas do seu jardim. Assim como os considerados do grupo ‘marrom e seco’ que são os galhos, as folhas e os caules que caem das plantas dos jardins. Enfim todos os ‘produtos’ orgânicos quando não estiverem temperados – nem com óleo, com sal ou vinagre- podem ser utilizados na compostagem. Lembrando que quando for utilizar as cascas dos ovos você deve tritura-las para a compostagem.

O resíduo chamado ‘marrom’, trata-se das gramas aparadas que secaram, folhas que caem das árvores e secam, de todos os tipos de árvores. Nos ambientes urbanos, principalmente nos grandes centros estes restos são mais difíceis de ser encontrados a sugestão é para que você procure um local, como uma praça ou parque para colhe-los.

Lembre-se nem todos os resíduos são recomendados para a compostagem, por exemplo, casca de cítricos não devem ser usadas, pois a decomposição desses restos é mais demorada.

Como fazer compostagem

Modo de fazer

Agora que você já reuniu todos os materiais necessários está na hora de preparar a compostagem. Esteja atento as quantidades, veja que a quantidade de verdes em relação aos marrons fica em 1/30. Isto é, 1 quantia de materiais verdes para trinta materiais secos, escolha a medida de sua preferencia pode ser copo, xícara, etc.

Primeiro coloque os materiais secos em grande quantidade no fundo do balde, depois coloque os materiais verdes e assim consequentemente até completar o balde. Depois de cobrir aguarde por um período. Lembre-se coloque o balde sobre um recipiente que possa armazenar o chorume quando este começar a ser drenado. E pronto a sua compostagem está pronta agora é só regar as suas plantas!

Compostagem em casa Compostagem

Como fazer Compostagem em Casa

Confira um vídeo sobre como fazer compostagem:

Pesquisar
Artigos Relacionados