Como fazer Chocolate Caseiro

Como fazer Chocolate Caseiro

Como fazer chocolate caseiro

É praticamente impossível encontrar alguém que não goste de chocolate. Este alimento tão versátil e saboroso é apreciado em todo o mundo, cada região com suas particularidades.

Tipos de chocolates

Existem, basicamente, três tipos de chocolate, entre amargo, ao leite e branco. O ao leite, por ser mais doce, é o preferido da população e o mais consumido em todo o mundo. O chocolate branco não é unanimidade, nem sempre quem gosta de chocolate comum aprecia essa versão, e o amargo é o tipo que mais garante benefícios a quem o consome.

O chocolate ao leite, como o próprio nome já diz, leva leite e muito açúcar em sua composição, o que o torna gorduroso e não muito saudável. O branco, neste sentido, é pior ainda por ser fabricado com a manteiga de cacau e não com o fruto propriamente dito. Já o chocolate amargo é feito com as amêndoas do cacau e açúcar, sem adição de leite.

Por conta da menor quantidade de gordura é que este é o tipo de chocolate mais recomendado por nutricionistas e pesquisadores para manutenção da saúde. É claro que o produto não deve ser consumido em excesso – cerca de três quadrados de chocolate por dia já está de bom tamanho – e os benefícios para quem o consome regularmente são inúmeros.

Chocolate – propriedades

A cada dia, novas pesquisas revelam mais e mais propriedades benéficas do chocolate. Já foi comprovado que este alimento é rico em vitaminas, sódio e potássio; que os flavonoides presentes no chocolate amargo possuem poder antioxidante, reduzindo os riscos de doenças cardíacas, aumentando o colesterol bom e diminuindo o ruim; que na fórmula também está presente a serotonina, responsável pela sensação de prazer, entre muitas outras vantagens.

Com tantos benefícios em um único alimento, porque deixá-lo de fora da dieta? E o melhor: porque não fabricar, em casa mesmo, o próprio chocolate? Desta forma ele ficará mais puro, sem conservantes e com certeza muito mais saudável.

Como preparar chocolate em casa

O processo de fabricação caseiro não chega a ser difícil, mas exige tempo e paciência. Em primeiro lugar será preciso comprar o cacau em sua versão original, ou seja, fruto. Em seguida ele deverá ser quebrado e as amêndoas, retiradas com o auxílio de uma faca.

Após separar as amêndoas da polpa branca que as envolve vem a etapa de secagem. Basta colocá-las em um prato ou vasilha e deixá-las sob o sol por alguns dias, até que estejam bem secas.

Na sequência as amêndoas devem ser levadas ao fogo para torrarem. Não há um número exato de quantos minutos elas deverão ficar dentro da panela, mas quanto mais torradas, mais amargo será o chocolate. De qualquer forma, para evitar que passem do ponto e queimem é recomendável desligar o fogo a partir do momento em que as cascas das amêndoas se desprenderem com facilidade.

Depois de descascadas as amêndoas deverão ser moídas em um liquidificador. Quando as amêndoas tiverem se transformado em uma farofa bastante fina é hora de acrescentar açúcar e leite. Recomenda-se que sejam acrescentados 2 kg de cada ingrediente para cada quilo de amêndoas.

Assim que for obtida uma mistura bem homogênea esta deverá ser levada para a panela, onde deverá permanecer até que se desprenda do fundo. Na sequência, caso queira chocolate em barra, despeje o chocolate em uma assadeira levemente untada, espere esfriar, coloque na geladeira por poucos minutos e pronto!

Fotos

Confira Fotos sobre Como fazer Chocolate Caseiro: Chocolate caseiro - como fazer Chocolates feitos em casa Como fazer chocolate em casa Curso de como fazer chocolate

GD Star Rating
loading...
Como fazer Chocolate Caseiro, Nota: 3.1 de 5 com 9 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados