Como fazer barra de cereais em casa

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Como fazer barra de cereais em casa

“Cereal” é uma denominação genérica dada a um grande número de produtos alimentícios, especialmente arroz, trigo e milho, no que diz respeito à quantidade produzida no mundo. Este grupo alimentício é o mais produzido do planeta. Estima-se que existam mais de 6 mil espécies de cereais catalogados cientificamente.

Contudo, se deixarmos um pouco de lado o rigor científico e recorrermos ao senso comum, os cereais são aqueles produtos utilizados em dietas saudáveis. Dentre os principais representantes deste tipo de alimentação estão quinoa, linhaça, centeio, aveia e muitos outros. Os cereais são alimentos com alto valor nutritivo, sendo considerados importantes fontes de fibras, proteínas e carboidratos. Os cereais são geralmente consumidos em suas versões integrais, que preservam nutrientes essenciais dos grãos. Hoje, os alimentos mais populares que têm os cereais integrais como base são a granola, os pães integrais e as barras de cereais.

Vantagens dos cereais integrais

A busca por uma alimentação saudável é uma das principais preocupações de nossos tempos.

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Por isso, é cada vez maior a procura por alimentos orgânicos e integrais. Realmente, estes produtos são muito mais saudáveis, pois mantém as propriedades elementares do alimento, que costumam ser perdidas em grande número durante os processos de refinamento.

Os cereais integrais, por exemplo, fornecem aos indivíduos uma quantidade maior de fibras, minerais e vitaminas. O caso mais clássico é o do arroz: boa parte dos nutrientes deste cereal está presente na película e no germe do grão. Estas duas partes são retiradas quando o arroz é refinado.

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Elementos nutritivos de uma barra de cereais

As barras de cereais se tornaram um dos produtos mais populares da alimentação saudável, por reunirem uma série de vantagens: além de possuírem uma excelente carga nutricional, estes alimentos podem ser facilmente transportados, servindo como substitutos ideais a lanches rápidos que costumamos fazer na rua.

Entretanto, deve haver bastante critério ao se comprar barras de cereais. O consumidor deve prestar muita atenção ao rótulo do produto, pois algumas marcas exageram na quantidade de açúcar na composição da barra de cereais. Uma ótima alternativa para garantir um produto saudável é fazer suas próprias barras de cereais em casa.

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Fazendo barras de cereais em casa

A produção de barras de cereais é extremamente simples. Você precisará apenas de vários cereais, como aveia, nozes, castanha do Pará, amendoim e flocos de arroz. Para dar liga, será preciso manteiga light, farinha de trigo e açúcar mascavo. Após derreter a manteiga, misture todos os ingredientes e leve para assar, em uma forma forrada com papel alumínio. Após meia hora, retire a forma do forno e deixe descansar por cerca de uma hora, cortando em seguida no formato desejado.

Saiba Como fazer barra de cereais em casa

Receitas de barras de cereais caseiras

Existem inúmeras variações de receitas para fazer barras de cereais em casa. Algumas priorizam a parte saudável, reduzindo manteiga e farinha de trigo, por exemplo, enquanto outras priorizam o sabor, sendo um pouco menos saudáveis. Para encontrar receitas detalhadas, inclusive com fotos das barras prontas, acesse páginas especializadas em culinária, como Cyber Cook e Tudo Gostoso.

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