Como fazer a limpeza da caixa d’água

links patrocinados

Muitas pessoas podem se esquecer desse detalhe, mas para que a água que você utiliza em casa seja de qualidade é preciso que todos os instrumentos envolvidos no procedimento estejam adequados. Confia mais informações sobre como fazer a limpeza da caixa d’água.

Começando a limpar a minha caixa d’água residencial

 Como fazer a limpeza da caixa d’água

 Como fazer a limpeza da caixa d’água

As caixas d’água são ferramentas essenciais em todas as residências e podem ser feitas de vários tipos de materiais, incluindo fibra de vidro, fibro-cimento ou mesmo de concreto. Entretanto, não importa qual é o tipo que você possui em sua casa, já que é essencial saber como fazer a limpeza da caixa d’água. Até se pode contratar alguém para fazer esse serviço, mas ele é mais simples do que se parece.

A primeira coisa a se prestar atenção antes de como fazer a limpeza da caixa d’água é fechar o registro para impedir a passagem de água que enche o local, além de amarrar a boia. O ideal é que a mesma esteja com cerca de um palmo de água ao fundo, o que pode ser feito com a própria retirada com baldes e galões, entretanto, lembre-se: não jogue essa água fora, ela pode ser novamente colocada na caixa ou reutilizada.

Como fazer a limpeza da caixa d’água

Depois disso, está na hora de tampar todas as saídas para os canos e ralos, sendo agora que o procedimento de como fazer a limpeza da caixa d’água realmente começa. Com um pano limpo e úmido ou uma escova de fibras comece a retirar as impurezas presentes nas paredes da caixa, lembrando-se de não utilizar nenhum tipo de produto desinfetante, que pode acabar contaminando a água.

Depois disso, retire todo líquido que estava presente ao fundo e colete a sujeite depositada com o auxílio de uma pá, igualmente limpa e panos nunca utilizados para outra função. Nas dicas de como fazer a limpeza da caixa d’água, agora é hora de colocar novamente água.

 Como fazer a limpeza da caixa d’água

Tratamento

Encha a caixa com menos de um palmo de água, misturando a dois litros de água sanitária, que deve ficar em repouso por duas horas. Use a mesma para passar também pelas paredes, mas não utilize a água em casa. Nas dicas de como fazer a limpeza da caixa d’água, depois desse tempo esvazie-a novamente pelas torneiras e descarga. Agora sua caixa está limpa para o uso normal depois de ser bem tampada.

 Como fazer a limpeza da caixa d’água

Cuidados em como fazer a limpeza da caixa d’água

As dicas de como fazer a limpeza da caixa d’água possuem um tempo estimado em se deve repetir esse procedimento. A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo recomenda que o mesmo seja feito pelo menos a cada 6 meses para que todos possam zelar pela máxima qualidade do produto oferecido, ou seja, a água.

 Como fazer a limpeza da caixa d’água

Vale lembrar ainda que é preciso de tempo para que todos os passos de como fazer a limpeza da caixa d’água sejam feitos da forma correta, já que com pressa é possível que a mesma fique incompleta. Além disso, a utilização de equipamentos de segurança, como escadas firmes, é essencial para garantia a segurança dos envolvidos nesse processo.

Pesquisar
Artigos Relacionados