Como evitar e acabar com os piolhos

links patrocinados

Como evitar e acabar com os piolhos

Sendo uma doença conhecida também como pediculose, confira algumas recomendações de como evitar e acabar com os piolhos.

Evitando o contágio principalmente entre crianças na escola

Como evitar e acabar com os piolhos Conheça Como evitar e acabar com os piolhos

Os piolhos são pequenas pragas que infestam nos cabelos, principalmente de crianças, causando uma grande coceira na cabeça. Para se reproduzir, esses pequenos bichinhos despejam seus ovos nos fios de cabelos e bem próximos ao couro cabeludo, que são o que chamamos de lêndeas. Saber como evitar e acabar com os piolhos é essencial para acabar com esse enorme desconforto.

A primeira recomendação em como evitar e acabar com os piolhos é passar recomendações expressas para as crianças quando estes estiverem na escola, por exemplo. A dica é evitar o máximo o possível encostar a cabeça na cabeça dos coleguinhas e não compartilhar objetos como chapéus e presilhas de cabelo. As meninas com fios muito compridos também devem estar com os cabelos presos sempre que possível na escola. Nesse caso, profissionais também devem ficar atentos.

Saiba Como evitar e acabar com os piolhos

Como evitar e acabar com os piolhos: fazendo inspeções nos cabelos

Outras formas de também não ter esse parasita nos fios é lavar o cabelo com frequência e sempre ter em casa um pente com os dentes mais finos para retirar possíveis lêndeas que venham a se instalar. Outra das dicas de como evitar e acabar com os piolhos é sempre analisar a cabeça das crianças para identificar a pediculose antes que aja uma infestação, já que esta é mais difícil de ser controlada.

Mas mesmo seguindo as recomendações de como evitar e acabar com os piolhos pode ser que o mesmo consiga chegar até os fios das crianças ou mesmo de jovens e adultos. Nesse caso, o que é preciso fazer?

Confira Como evitar e acabar com os piolhos

Como fazer o tratamento

O primeiro passo para aqueles que seguiram os passos ou não de como evitar e acabar com os piolhos mas estão com o parasita é levar à criança ou a pessoa ao pediatra ou ao dermatologista. Esses profissionais podem sugerir xampus contra a pediculose ou mesmo comprimidos que cheguem ao sangue e acabam sendo tóxicos para esses bichinhos.

Entretanto, em todos esses casos de como evitar e acabar com os piolhos é ainda necessário retirar as lêndeas com o auxílio de um pente fino ou mesmo uma por uma com as mãos. Esses ovos possuem um período de 7 dias de incubação e é por isso que precisam ser retirados o mais rápido pra que não aconteça uma nova infestação.

Como evitar e acabar com os piolhos - saiba mais

Como evitar e acabar com os piolhos: remédios

É possível ir em uma farmácia e pedir um creme ou xampu para a pediculose mesmo sem receita médica, lembrando que cabelos muito compridos geralmente exigem mais de um frasco do produto. Estando entre as dicas de como evitar e acabar com os piolhos, ainda há a possibilidade de fazer um medicamento caseiro para matar esses bichos.

Misture 3 colheres de azeite com 3 gotas de óleo essencial de lavanda, passe nos fios e espere por 2 horas. Repita esse mesmo procedimento por três dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados