Como evitar carrapatos em cães

links patrocinados

Veja mais informações referentes a como evitar carrapatos em cães.

Como evitar carrapatos em cães

Carrapatos em cães

Quais os tipos de cães que mais podem ter carrapatos?

Cuidar bem do bichinho de estimação é obrigação de todos os donos, sendo importante que as pessoas saibam como evitar carrapatos em cães. Esses insetos, além de incomodarem na pele do animal, causando coceiras e dores, podem até mesmo transmitir doenças. Algumas dessas doenças podem ser transmitidas para os seres humanos também, sendo que há diversos tipos de carrapatos.

Este tipo de inseto se reproduz mais na época de calor, começando na primavera e se alastrando pelo verão, sendo estas as estações em que mais se deve ter cuidado. Sobre como evitar carrapatos em cães, a primeira dica é verificar o perfil de seu cachorro e o local onde ele fica. Animais que costumam sair mais de casa, ficar perto de florestas ou jardins são os mais suscetíveis a terem o parasita.

Como evitar carrapatos em cães

Evitar Carrapatos em cães

Uma das dicas quando falamos de como evitar carrapatos em cães é usar coleiras com a função de repelir esse inseto, chamadas de coletas carrapaticidas. Esta alternativa é indicada somente para cães que costumam ficar mais em casa e que não brincam com outros cachorros com frequência. Como a coleira possui substâncias para repelir o inseto, se um cãozinho morde a coleira do outro, isto pode ser prejudicial pra ele.

Tem que tomar muito cuidado para que a coleira fique bem presa no pescoço (mas sem apertar), cortando o que sobrar para o animal não conseguir mastigar o restante. Em como evitar carrapatos em cães, essas coleiras costumam liberar veneno para carrapatos e outros parasitas, impedindo a instalação dos mesmos. Pode ser usada nas épocas em que o inseto mais se reproduz ou em viagens para fazendas, por exemplo.

A utilização de talcos com função carrapaticida

Talcos contra Carrapatos em cães

Outro produto que também pode ajudar na hora de saber como evitar carrapatos em cães são alguns talcos também com a função de carrapaticida. O pó precisa ser colocado sobre os pelos do cãozinho, tomando cuidado com a face, orelhas, nariz e boca. Não coloque em regiões machucadas.

Sempre utilize talcos especialmente desenvolvidos para cães, mas evite passar em filhotes, que são mais sensíveis. Sobre como evitar carrapatos em cães, use pequenas quantidades e veja de quanto em quanto tempo o produto precisa ser reaplicado para não perder a sua real eficácia.

Como evitar carrapatos em cães: faça sempre a checagem

Uma das alternativas de como evitar carrapatos em cães é sempre fazer uma checagem na pelagem e pele do bichinho para ver se o mesmo adquiriu o parasita. Se isto for feito imediatamente, dá para o remover e impedir o seu alastramento, sendo sempre indicado utilizar luvas para retirar o inseto. Nunca pegue diretamente com a mão. O inseto deve ser queimado para evitar a proliferação de doenças.

O cuidado deve ser especial quando o animal encontra outros cachorros ou sai para passear. Os locais que mais costumam ter o parasita é entre os dedos das patas, dentro das orelhinhas e embaixo das pernas.

Carrapatos em cachorros

Pesquisar
Artigos Relacionados