Como evitar a parvovirose canina

links patrocinados

Como evitar a parvovirose canina

Quem possui algum tipo de bichinho de estimação em casa deve sempre prestar atenção no calendário de vacinação para não perder os prazos ou vacinas obrigatórias para proteger o animal. Também é necessário prestar atenção em como vai a saúde do pet, sabendo que ele pode até mesmo pegar uma virose. Saiba como identificar e principalmente como evitar a parvovirose canina.

Sintomas da doença no cachorro

Como evitar a parvovirose canina Confira Como evitar a parvovirose canina

As dicas de como evitar a parvovirose canina começam principalmente na hora de identificar o animal que possui essa doença, a fim de não deixa-lo em contato com demais cachorros e preservar a casa ou a região uma manifestação. Isso ocorre porque o vírus fica presente nas fezes do animal infectado, que pode passar para outros de forma muito fácil.

Se a doença for detectada em seu bichinho, o ideal é sempre limpar o local onde ele fica com desinfetante para matar o vírus. Também chamada somente de “parvo”, essa enfermidade costuma se manifestar no cão com diarreia com a presença de sangue, vômitos frequentes, fata de apetite e outros sintomas. Saber como evitar a parvovirose canina é necessário para todos os donos.

Saiba Como evitar a parvovirose canina

Como evitar a parvovirose canina: cuidando da saúde do animal

Uma das dicas de como evitar a parvovirose canina é ter um cuidado especial principalmente com os filhotes de até 1 ano de idade, já que são mais frágeis. A doença não infecta o homem, mas pode ser mortal para os cachorros domésticos e outros tipos de animais canídeos.

Outra recomendação que também tem a ver em como evitar a parvovirose canina é procurar sempre tratar de possíveis vermes que o animal venha a ter. Esses vermes conseguem abaixar a imunidade do cachorro e fazer com o organismo do mesmo fique mais suscetível a contrair esse vírus.

Como evitar a parvovirose canina - saiba mais

Sobre a vacinação contra a parvovirose

Uma forma de como evitar a parvovirose canina é a vacinação, que deve ser feita de forma muito recomendada em cadelas que vão dar a cria. Isso aumenta a imunidade dela e dos filhotes contra esse vírus mortal, já que a mãe pode acabar passando a doença para os cachorrinhos a partir da própria amamentação.

Devem ser feitas três doses no animal, mas com uma vacina de reforço sendo aplicada de forma anual. Um cuidado em especial de como evitar a parvovirose canina deve ser feito pelos donos que possuem cachorros da raça Rottweiler, já que eles possuem mais chances de desenvolver a doença. O indicado é que essa raça tome pelo menos quatro doses para que fique mais protegido.

Parvovirose canina

Como evitar a parvovirose canina: ao entrar em contato com o cão

Ao entrar em contato com um animal infectado sempre troque de roupa antes de chegar próximo de outro cão, já que a pessoa pode levar o vírus no corpo e nas roupas. Sendo uma das recomendações de como evitar a parvovirose canina, também é preciso ficar atento quanto objetos e a comida do cachorro, que deve ser separada de outros animais por pelo menos 15 dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados