Como escrever uma boa fanfic

links patrocinados

Como escrever uma boa fanfic

Fanfic é um termo utilizado para abreviar a expressão “fan fiction”, ou seja, histórias fictícias criadas por fãs e para fãs. Estas histórias são feitas, geralmente, com base em um enredo oficial preexistente, seja de filmes, livros, séries ou animes. É difícil determinar a origem das fanfics, mas sua popularização cresceu de maneira absurda com a internet. Atualmente, existem milhares de fóruns dedicados exclusivamente ao tema, sendo que muitos deles podem ser encontrados em português.

Onde encontrar fanfics

Como escrever uma boa fanfic Saiba Como escrever uma boa fanfic

Os fóruns são o ponto de encontro ideal para os escritores de fanfic. Existem fóruns nos mais diversos formatos: alguns são extremamente específicos, dedicados a apenas uma produção, como Harry Potter ou Senhor dos Anéis. Há também aqueles dedicados a um formato exclusivo, como mangás ou contos. Por fim, há os grandes fóruns, que abrem espaço para qualquer tipo de fanfic. Estes sites geralmente são os que possuem maior volume de conteúdo. No Brasil, os principais exemplos são Fanfics Brasil e Nyah.

Nestas comunidades podemos encontrar uma vasta coleção de fanfics, que recebem avaliações dos próprios usuários do fórum. Desta maneira, os autores podem saber se sua história tem sido bem recebida pelos leitores.

A interatividade é um dos pontos principais dos fóruns e blogs de fanfic. Em muitos deles, os próprios usuários criam tutoriais para ensinar a escrever uma boa fanfic. Confira, abaixo, algumas dicas para começar a fazer sua própria história.

O que é Boa Fanfic

Como começar uma fanfic

Assim como em outros gêneros textuais, muitas vezes o começo de uma fanfic é a parte mais difícil. A maioria dos autores considera que a sinopse e o primeiro capítulo são as partes essenciais da história. Por isso, antes de começar, uma recomendação importante é reunir no papel todas as ideias soltas que você tem sobre a história. Embora você provavelmente vá utilizar o computador para fazer sua fanfic, neste momento é ideal “voltar no tempo” e utilizar papel e caneta, que costumam dar mais fluidez às ideias.

Depois deste “brainstorm” inicial, comece a criar um enredo básico. Os autores mais experientes recomendam a utilização de um esboço em tópicos, de maneira bastante sintética, contendo apenas as ideias centrais da história.

Em seguida, crie um resumo de sua fanfic. Este será o primeiro momento em que você utilizará o texto corrido, próximo de como deve ficar a versão final. Esta parte do processo deve ser a primeira feita no computador, para facilitar a inserção de novos trechos conforme a história for tomando corpo.

Confira Como escrever uma boa fanfic

Saiba mais

Se você quer começar a escrever fanfics, recomendamos a leitura de tópicos específicos sobre o assunto nos fóruns mencionados acima. Outros sites que apresentam um ótimo conteúdo para iniciantes são o Anime Spirit e Liga dos Betas. Além de ler as dicas, converse com outros escritores, que podem dar dicas valiosas para os principiantes. Os fóruns existem exatamente para a interação, por isso, você certamente será bem recebido.

Dicas de Como escrever uma boa fanfic

Importante

Independente do gênero que você utilizará, capriche no português. Muitas boas histórias podem ser deixadas de lado pelos leitores se houver muitos erros de ortografia e gramática.

Pesquisar
Artigos Relacionados