Como escrever uma ata

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Como escrever uma ata

As atas são documentos criados há muito tempo atrás para formalizar e descrever o que houve numa reunião ou discussão. Desde que descobriu a escrita, o ser humano tem necessidade de manter suas palavras gravas numa folha de papel para que se lembre do que foi dito em certos momentos.

No mundo atual, globalizado, ainda há muitas empresas, governos, condomínios, enfim, diversas instituições, onde há hierarquias, em que todas as informações passadas de uns para os outros são anotadas e arquivadas para que um compromisso fique firmado e que ambas as partes se comprometam a cumprir.
Mas como escrever uma ata? Não é difícil e não exige grandes habilidades. Basta ter um ouvido aguçado e uma boa escrita. Escrita que deve ser rápida e correta, sem vícios de linguagem.

Como escrever uma ata

Como escrever uma ata Saiba Como escrever uma ata

Há uma série de regras a se observar para se escrever uma ata. Na realidade, algumas destas regras são mais antigas e tendem para uma formalidade na escrita e na organização dos dados na ata que acabavam deixando o documento mais difícil de ser lido e interpretado.

Porém, algumas destas regras são seguidas e ainda há muitas pessoas que regem as atas da forma tradicional. Algumas regras como escrever o texto de forma corrida, sem parágrafos, deixa a ata muito ‘poluída’ e já há pessoas que escrevem utilizado parágrafos.

Escreva uma ata

Saiba mais

Para aprender como escrever uma ata você precisa saber de algumas regrinhas específicas: números devem ser escritos de forma extensa; as palavras não podem ser abreviadas de forma alguma; não deve haver rasuras no texto, sendo que se você cometer um erro deve colocar uma vírgula e a palavra ‘digo’; o texto deve ser escrito cronologicamente e os verbos no passado, indicando que aquilo aconteceu em determinado momento.

Confira Como escrever uma ata

O que não pode faltar numa ata

Como escrever uma ata é algo muito importante para a reunião fazer sentido no decorrer das outras reuniões, há alguns itens que não podem faltar no documento: primeiramente é preciso colocar a data, o horário e o local da reunião. Além disso, quem está presente deve ser incluído. Os principais pontos abordados no encontro, as decisões tomadas para resolver os problemas ou dúvidas e os compromissos assumidos durante o evento devem estar contidos na ata.

Lembre-se que é o seu superior que lhe dirá como escrever a ata conforme os fins que a reunião possui. Neste caso, faça como foi ordenado e, caso haja alguma regra quebrada é ele quem irá responder por isso.

O que é uma ata

As atas e os tempos modernos

Atualmente as atas são escritas de forma mais ‘informal’. Não que esteja permitido o uso de abreviações ou qualquer coisa do tipo. Mas as regras, antes absolutas, agora são mais maleáveis e há mais possibilidades para se escrever uma ata, como o fato de que agora elas podem ser digitadas no computador. Antigamente, as atas só podiam ser escritas à mão por um escrivão.

Outra evolução das atas está no fato de que agora as empresas preferem redigir as atas de forma que a leitura fique mais fácil para seus funcionários e eles entendam melhor o que foi decidido e quais os compromissos assumidos. É uma maneira de adaptar a empresa ao mundo moderno e às novas tecnologias.

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