Como escolher um bom violão

links patrocinados

Como escolher um bom violão

Para os instrumentistas e pessoas que gostam de tocar música de forma armadora, escolher um bom violão é essencial. Deve-se levar em conta pontos como a musicalidade conseguida e a qualidade do instrumento.

Sobre o instrumento violão

O violão clássico como tradicionalmente o conhecemos no Brasil é aquele composto por seis cordas, que podem ser feitas de aço ou nylon.

Como escolher um bom violão Saiba Como escolher um bom violão

Geralmente ele possui o seu corpo todo feito de madeira e com o buraco, o que o torna um objeto oco. Em seu formato e som, como identificamos, o modelo atual do violão foi criado na Espanha e sofreu várias alterações.

Ele também pode ser chamado de guitarra clássica e viola por outros públicos. Na hora de escolher um bom violão é essencial saber sobre suas variações, pois no mercado são encontrados inúmeros instrumentos, como os violões de 4 e 6 cordas, os fabricados em metal e outros materiais e com outros formatos. Todos esses as aspectos podem interferir na forma de tocar o instrumento.

Escolha um bom violão

Como escolher um bom violão – Cordas e Material

Na hora de escolher um bom violão, é essencial que a pessoa tenha em mente qual o tipo de corda que ela prefere. A escolha depende da sonoridade musical da qual a pessoa necessita. As de aço, por exemplo, são mais grossas e oferecem mais potência para os sons mais pesados, como o rock. Já quem deseja um som mais doce e suave como o da bossa nova brasileira deve optar pelas cordas feitas de nylon.

O tipo de madeira também é um ponto importante a ser considerado, além do braço do violão. Para escolher um bom violão é preciso perceber o melhor tipo de braço, se ovalado, achatado ou arrendondado, por exemplo. O tipo de material revestido deve ser levado em conta, tal como o quesito durabilidade. Os detalhes, geralmente feitos de ébano, jacarandá ou pau-ferro, também tem de ser verificados antes de escolher um bom violão.

Conheça as dicas de Como escolher um bom violão

Outros requisitos para a melhor escolha

Esteja bem claro sobre a finalidade que o violão terá. Situações diferentes como lazer, shows e estudo pedem variações do instrumento mais indicadas. Requisitos como preço também mudam, já que escolher um bom violão para tocar profissionalmente exige uma quantia financeira maior.

Uma importante dica na hora de escolher um bom violão é nunca deixar de testar o instrumento. Toque, inclusive, aquele que já decidiu levar para a casa ao invés de testar somente o que está em mostruário, já que violões do mesmo modelo e da mesma marca podem possuir variações.

Dicas para escolher um bom violão

Melhores marcas na hora de escolher um bom violão

Como já foi dito, escolher um bom violão depende de qual o objetivo principal do instrumento. As marcas também são uma boa característica quando for avaliar os modelos de violão. As marcas mais vendidas no mercado são a Di Giorgio, Yamaha, Fender e Giannini. São nomes mais populares, com preços variados.

Outros nomes são também Ibanez, Kashima, Crafter, Tagima, Suzuki, Vogga e Memphis. Algumas marcas ainda possuem violões de luxo, como a Martin & Co, com uma linha em cada um desses instrumentos custam de 15 a 200 mil reais.

Pesquisar
Artigos Relacionados