Como escolher um bom plano de saúde
Como escolher um bom plano de saúde
Escolher um bom plano de saúde é uma atividade bastante complexa, devido à série de detalhes que precisam ser observados. Além da qualidade do plano em si, também precisamos dar muita atenção ao contrato. Não é raro que homens, com planos individuais, paguem por itens exclusivos para mulheres, como planos de obstetrícia. Isso encarece bastante o plano, mas não traz qualquer benefício para a pessoa em questão.
Felizmente, no que diz respeito à qualidade dos planos de saúde, é possível recorrer a uma série de informações fornecidas pela própria Agência Nacional de Saúde (ANS). Confira, abaixo, diversas dicas sobre como escolher um bom plano de saúde.
Verificando a qualidade de um plano de saúde
Qualidade dos serviços oferecidos pode ser avaliada de diversas formas. Uma delas é através do site do Procon de seu estado, ou no Tribunal de Justiça regional. Nestes órgãos, podemos ter acesso à quantidade de processos e reclamações sofridos pelo plano de saúde em questão. Páginas como o Reclame Aqui também oferecem boas indicações sobre a qualidade do plano de saúde.
Na página oficial da Agência Nacional de Saúde, é possível ter acesso a muitas informações relevantes. O site oferece, por exemplo, a relação completa de planos de saúde brasileiros que tiveram seu registro cancelado. A ANS avalia cada plano de saúde disponível no país. Através do serviço de informações e avaliações, podemos fazer o download de planilhas e índices de reclamações, verificando quais os melhores planos de saúde disponíveis em nossa região.
Identificando um bom plano de saúde
Também é possível realizar alguns testes de ordem prática para definir se um plano de saúde é bom ou não. Antes de contratar os serviços, faça um teste de agilidade e qualidade de atendimento, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente do plano de saúde em questão. Tente, por exemplo, agendar um exame de rotina, o que te ajudará a ter uma noção da velocidade e recepção do plano.
Hospitais credenciados
Outra coisa que precisa ser observada é a relação de hospitais credenciados. Ao menos um deles precisa oferecer boas condições de atendimento, dispondo de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e estrutura para radioterapia e quimioterapia. Os convênios de saúde regionais precisam oferecer atendimento em território nacional, não apenas em sua cidade. Por isso, um bom plano de saúde é aquele que possui uma rede completa de atendimento em todo o Brasil. Lembre-se de que as emergências podem acontecer a qualquer momento, portanto, é preciso se assegurar de que você será devidamente atendido mesmo se estiver longe de casa.
Outras informações
Mesmo prestando atenção a todos os detalhes, você pode acabar tendo algum problema com seu plano de saúde. Caso o convênio deixe de cumprir alguma promessa, é extremamente importante reclamar, até mesmo na Justiça. Desta forma, além de ter seus direitos assegurados, você está colaborando para que o plano de saúde em questão melhore sua estrutura para evitar problemas semelhantes no futuro. A ANS tem sido extremamente rigorosa com os planos de saúde, por isso, eles se preocupam cada vez mais com a satisfação de seus conveniados.