Como escolher um bom plano de saúde

links patrocinados

Como escolher um bom plano de saúde

Escolher um bom plano de saúde é uma atividade bastante complexa, devido à série de detalhes que precisam ser observados. Além da qualidade do plano em si, também precisamos dar muita atenção ao contrato. Não é raro que homens, com planos individuais, paguem por itens exclusivos para mulheres, como planos de obstetrícia. Isso encarece bastante o plano, mas não traz qualquer benefício para a pessoa em questão.

Felizmente, no que diz respeito à qualidade dos planos de saúde, é possível recorrer a uma série de informações fornecidas pela própria Agência Nacional de Saúde (ANS). Confira, abaixo, diversas dicas sobre como escolher um bom plano de saúde.

Verificando a qualidade de um plano de saúde

Como escolher um bom plano de saúde Saiba Como escolher um bom plano de saúde

Qualidade dos serviços oferecidos pode ser avaliada de diversas formas. Uma delas é através do site do Procon de seu estado, ou no Tribunal de Justiça regional. Nestes órgãos, podemos ter acesso à quantidade de processos e reclamações sofridos pelo plano de saúde em questão. Páginas como o Reclame Aqui também oferecem boas indicações sobre a qualidade do plano de saúde.

Na página oficial da Agência Nacional de Saúde, é possível ter acesso a muitas informações relevantes. O site oferece, por exemplo, a relação completa de planos de saúde brasileiros que tiveram seu registro cancelado. A ANS avalia cada plano de saúde disponível no país. Através do serviço de informações e avaliações, podemos fazer o download de planilhas e índices de reclamações, verificando quais os melhores planos de saúde disponíveis em nossa região.

Confira Como escolher um bom plano de saúde

Identificando um bom plano de saúde

Também é possível realizar alguns testes de ordem prática para definir se um plano de saúde é bom ou não. Antes de contratar os serviços, faça um teste de agilidade e qualidade de atendimento, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente do plano de saúde em questão. Tente, por exemplo, agendar um exame de rotina, o que te ajudará a ter uma noção da velocidade e recepção do plano.

Como escolher um bom plano de saúde - saiba mais

Hospitais credenciados

Outra coisa que precisa ser observada é a relação de hospitais credenciados. Ao menos um deles precisa oferecer boas condições de atendimento, dispondo de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e estrutura para radioterapia e quimioterapia. Os convênios de saúde regionais precisam oferecer atendimento em território nacional, não apenas em sua cidade. Por isso, um bom plano de saúde é aquele que possui uma rede completa de atendimento em todo o Brasil. Lembre-se de que as emergências podem acontecer a qualquer momento, portanto, é preciso se assegurar de que você será devidamente atendido mesmo se estiver longe de casa.

Conheça Como escolher um bom plano de saúde

Outras informações

Mesmo prestando atenção a todos os detalhes, você pode acabar tendo algum problema com seu plano de saúde. Caso o convênio deixe de cumprir alguma promessa, é extremamente importante reclamar, até mesmo na Justiça. Desta forma, além de ter seus direitos assegurados, você está colaborando para que o plano de saúde em questão melhore sua estrutura para evitar problemas semelhantes no futuro. A ANS tem sido extremamente rigorosa com os planos de saúde, por isso, eles se preocupam cada vez mais com a satisfação de seus conveniados.

Pesquisar
Artigos Relacionados