Como escolher um bom óculos de sol

links patrocinados

Como escolher um bom óculos de sol

Além de ajudar a compor o visual, os óculos de sol são extremamente importantes para a saúde dos olhos. A visão é um sentido bastante sensível, pois os olhos possuem muitas terminações nervosas, que podem ser facilmente irritáveis. Para proteger os olhos, principalmente em dias com sol forte, é necessário ter muito cuidado na hora de escolher um bom par de óculos de sol. Confira abaixo algumas dicas para escolher o modelo ideal para você.

Finalidade do óculos de sol

Como escolher um bom óculos de sol Saiba Como escolher um bom óculos de sol

De acordo com especialistas, o primeiro passo é analisar qual será a utilização do modelo – esportes, praia ou dia a dia, por exemplo. Isso deve ser levado em conta porque cada modelo de óculos de sol tem tamanhos, materiais e filtros diferentes. Contudo, não é preciso ser nenhum expert: as óticas geralmente possuem funcionários preparados para te ajudar nesta questão.

Embora não seja necessário gastar uma fortuna para comprar um bom óculos de sol, é preciso evitar os famosos óculos de camelô. Além de terem lentes de baixa qualidade, que podem causar tontura e prejudicar a nitidez, estes modelos não costumam contar com a proteção contra raios UV. Isso não chega a ser prejudicial para a visão, mas anula qualquer efeito de proteção que o óculos precisa ter. Na prática, é como se a pessoa não estivesse de óculos. Os modelos de marcas consagradas, como Ray Ban e Oakley, podem custar um pouco mais caro, mas garantem a qualidade de procedência das lentes e da armação.

Óculos de Sol

Tamanho e cor do óculos de sol

Segundo diversos oftalmologistas, a moda dos óculos muito grandes é ótima, pois estes modelos oferecem uma proteção completa, incluindo a borda da pálpebra, uma das regiões mais sensíveis dos olhos. Em relação ao material, as lentes feitas de policarbonato são a melhor opção, pois aliam leveza e resistência.

No que diz respeito à cor, as lentes com tons de marrom e fumê são ideais para dias claros. AS lentes amarelas e laranjas são boas para o uso durante a manhã, pois realçam a profundidade e os contrastes. Estes modelos também são bem adequados para o fim da tarde e para dias chuvosos. Isso não significa, claro, que estas lentes sejam inadequadas para outros períodos do dia.

Confira Como escolher um bom óculos de sol

Formato do rosto

Essa é uma dica muito mais estética do que funcional: os óculos de sol combinam melhor com determinados tipos de rostos. Para o rosto redondo, por exemplo, os mais adequados são os retangulares e quadrados. Para um rosto quadrado, dê preferência aos modelos ovalados ou redondos. Quem tem um rosto triangular geralmente fica melhor com os modelos aviadores ou com a parte inferior ovalada. Por fim, o rosto oval pede um óculos de sol redondo ou retangular.

Tipos de Óculos de Sol

Experimente

Outra dica para escolher um bom óculos de sol é ter paciência. Não se importe em “dar trabalho” para os funcionários das óticas. Experimente todos os modelos possíveis. Assim como a escolha de uma roupa, o óculos de sol precisa, antes de tudo, fazer com que a pessoa se sinta bonita e confortável.

Pesquisar
Artigos Relacionados