Como entender linguagem corporal

links patrocinados

Como entender a linguagem corporal

A importância da linguagem corporal

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Este é um ditado popular que reflete bem a importância de gestos e expressões do rosto e do corpo na hora de se comunicar. A imagem neste caso é a possibilidade das pessoas enxergarem com os próprios olhos os movimentos e expressões que outra pessoa está fazendo.

Há várias formas de entender a linguagem corporal, mas além de saber técnicas e conhecer muito de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), é preciso ter a sensibilidade para saber o que o outro quer dizer por meio dos seus movimentos.

Entender a linguagem corporal por LIBRAS

Como entender a linguagem corporal Conheça como entender a linguagem corporal

Língua Brasileira de Sinais – ou simplesmente LIBRAS – é um conjunto de gestos feitos com as mãos, o rosto e o resto do corpo, padronizado para que pessoas que possuem deficiências auditivas possam se comunicar com o resto do mundo. Atualmente pouquíssimas pessoas sabem “fluentemente” a língua de sinais e, por isso, a comunicação com deficientes auditivos é muito complicada.

Porém, o governo federal vem estimulando esta atitude nas empresas e nas escolas para que se adaptem aos deficientes auditivos. É comum em pronunciamentos do governo e em propagandas políticas haver um tradutor. Ou seja, ações estão sendo tomadas para que mais pessoas aprendam LIBRAS e possam se comunicar com deficientes auditivos.

Linguagem corporal

Entender a linguagem corporal ajuda na comunicação

Além da LIBRAS, existem uma série de movimentos e expressões corporais que indicam assuntos ou alguma frase. Além disso, estes movimentos podem indicar um estado de espírito, um cansaço corporal, uma opinião, enfim, basta apenas um movimento ou um olhar para que uma pessoa demonstre o que está querendo dizer.

Esta possibilidade de se comunicar utilizando apenas a linguagem corporal faz com que as relações humanas sejam mais dinâmicas e se tornem menos rotineiras. Ficar falando o tempo todo, utilizando palavras, procurando frases e expressões verbais para dizer aquilo que se sente pode tornar o relacionamento entre as pessoas uma coisa chata. Ouvir e falar: seria entediante.

Saiba como entender a linguagem corporal

As vantagens de saber entender a linguagem corporal

Muitas pessoas se utilizam da habilidade de entender a linguagem corporal para se dar bem na vida. É comum ouvirmos que os jogadores de pôquer, por exemplo, treinam muito esta questão de entender as expressões dos outros jogadores. É possível saber se o oponente está blefando ou se está falando a verdade por meio de suas expressões faciais.

Em investigações criminais também é possível obter vantagem caso o investigador tenha a habilidade de entender a linguagem corporal do suspeito. É possível solucionar casos somente observado as atitudes e os movimentos corporais deste suspeito.

Como entender a linguagem corporal - saiba mais

Expressões corporais utilizadas profissionalmente

As empresas vêm utilizando a capacidade de entender linguagem corporal para avaliar candidatos na hora de contratar um novo funcionário. É possível definir o perfil de uma pessoa baseando-se apenas em suas expressões. Esta técnica é um tanto quanto polêmica, já que algumas pessoas afirmam que não tem a ver com a expressão corporal, mas sim com as qualidades físicas e a forma de se vestir das pessoas, fazendo com que isso se torne preconceito.
Polêmica ou não, o estudo da linguagem corporal no mundo profissional é uma tendência e deveria ser estendida a todas as outras áreas de nossa vida.

Pesquisar
Artigos Relacionados