Como eliminar carrapatos

Como eliminar carrapatos

Os carrapatos são parasitas encontrados em todo o planeta. Estes pequenos artrópodes são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. Além deste óbvio incômodo, o carrapato também é responsável pela transmissão de doenças relacionadas a bactérias, vírus e protozoários. Estas criaturas vivem em praticamente todos os lugares, com alguma predileção por vãos de madeiras e capim.

O carrapato possui um formato oval. Quando estão sem se alimentar, os parasitas têm uma forma plana, que vai inchando conforme ele consome o sangue de seu hospedeiro. A relação entre o carrapato e seus hospedeiros, inclusive, é o que determina o tipo de parasitismo realizado pelo artrópode.

Parasitismos

Como eliminar carrapatos Saiba Como eliminar carrapatos

Os carrapatos podem ter comportamentos bem variados, de acordo com sua espécie. Os Argasidae, por exemplo, não ficam presos ao hospedeiro. Ao invés disso, estes carrapatos permanecem escondidos, esperando para se alimentar de seus hospedeiros quando estes estão dormindo. Uma curiosidade interessante do Argasidae é o tempo que ele pode ficar sem se alimentar. Estes carrapatos aguentam mais de um ano sem comida.

Os Ixodidae, por sua vez, são aqueles que ficam no hospedeiro por longos períodos, precisando ser eliminados.

Se você tem animais domésticos que passeiam em parques ou quintais, a chance de já ter se deparado com um carrapato é muito grande. Caso você ou seu animal de estimação tenham sido atacados, aprenda como eliminar os carrapatos.

Saiba Como eliminar carrapatos

Prevenção contra carrapatos

Uma das grandes dificuldades em se livrar dos carrapatos é que não existe uma forma de se prevenir contra os ataques. Isso porque o carrapato não é exatamente um problema do cão ou gato, mas do ambiente. Portanto, se você leva seu cachorro para passear em locais infestados por carrapatos, há uma grande chance de que o animal seja atacado. Às vezes, o carrapato pode até mesmo se reproduzir dentro de casa. Neste caso, pelo menos, o controle da praga é mais fácil.

Se os carrapatos estão em um lugar fechado, o ideal é utilizar produtos específicos para eliminá-los. Os carrapaticidas podem ser encontrados em casas agropecuárias e, durante a aplicação, é preciso ter atenção redobrada a frestas e ralos. A aplicação do produto deve ser refeita duas semanas depois, pois é possível que os antigos carrapatos tenham deixado ovos pela casa. Em canis, uma boa alternativa é utilizar vapores de água fervente, também repetindo a aplicação 15 dias depois.

Carrapatos

Eliminando os carrapatos de animais e pessoas

Se os carrapatos não estão apenas no ambiente, mas em pessoas e animais, é recomendável a utilização de produtos específicos para banho, que podem ser utilizados também por pessoas. Assim com ao aplicação de produtos em casa, o procedimento deve ser repetido duas semanas depois.

Eliminando Carrapatos

Importante

Os produtos carrapaticidas não devem ser utilizados em gatos. Neste caso, a eliminação deve ser feita manualmente, com a ajuda de um veterinário. Estes produtos são muito fortes, e podem causar intoxicação caso sejam ingeridos. Portanto, se você não está acostumado a dar banho em seu cão, leve-o a um estabelecimento especializado. Os carrapaticidas também não podem ser utilizados em animais que estão com machucados abertos.

GD Star Rating
loading...
Como eliminar carrapatos, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados