Como Economizar Água, Energia e Dinheiro

links patrocinados

Como Economizar Água, Energia e Dinheiro

Como Economizar Água, Energia e Dinheiro

Sobre Como Economizar Água, Energia e Dinheiro

Economizar, seja lá o que for, parece fácil, mas não é. É preciso disciplina, treinamento e muita força de vontade para economizar. Aqui você confere algumas dicas sobre como gastar menos água e energia e poupar um pouco de dinheiro.

Como Economizar Água

Vamos começar pela economia de água. Alguns pequenos hábitos são importantes – e se você ainda não os tem, deve começar a praticá-los já. Por exemplo, no banheiro é indispensável que você feche a torneira quando estiver escovando os dentes e fazendo a barba. Os banhos não devem ser demorados (ou seja, nada de ficar cantando e pensando com a água ligada) e possíveis problemas de encanamento devem ser resolvidos imediatamente – isso em qualquer lugar da casa, claro.

Na cozinha, os cuidados são com a lavagem da louça. A máquina de lavar só deve ser ligada quando estiver cheia. O que estiver muito sujo deve ser deixado de molho e os pratos devem ter os restos de comida tirados antes de lavar. Enquanto estiver ensaboando, deixe a torneira desligada.

Na lavanderia é a mesma coisa: máquina só quando tiver muita roupa. As roupas devem ficar de molho quando estiverem muito sujas e ao ensaboar, já sabe, torneira desligada.

A lavagem do carro deve ser evitada durante épocas de seca e é preferencial usar um balde e pano ao invés de mangueira. Para lavar calçadas e regar plantas, a mangueira também deve ser evitada. E nada de lavar o asfalto da rua, porque ele não vai ficar limpo.

Como Economizar Energia

Para economizar energia elétrica, um dos pré-requisitos coincide com a economia de água: o banho deve ser rápido. O recomendado é oito minutos e no verão deixe a chave do chuveiro na posição verão.

A geladeira, que consome muita energia, deve ser mantida limpa e a porta não deve ser aberta e fechada o tempo todo. Alimentos quentes não devem ser colocados diretamente na geladeira e nenhum tipo de toalhinha deve ser colocado nas prateleiras.

As roupas devem ser passadas e lavadas quando estiverem acumuladas. Os aparelhos eletrônicos devem ser retirados da tomada quando não estiverem sendo utilizados e nada de dormir com a TV ligada.

Quanto à luz, deve-se aproveitar ao máximo a luz natural do sol, deixando janelas e cortinas abertas. Ao utilizar as lâmpadas, cuidar para que elas fiquem apagadas quando não estiver ninguém naquele cômodo.

Como Economizar Dinheiro

Sobre o dinheiro, saiba que praticando essas dicas você já estará economizando. Mas se quiser poupar ainda mais, comece fazendo refeições em casa. Comer em restaurantes todos os dias, além de ser pouco saudável, é caro.

Aproveite os produtos que podem ser comprados usados. Eles funcionam perfeitamente e custam muito menos.

Faça compras à granel, aproveitando para comprar em grande quantidade e com preço mais baixo. E, antes de ir no mercado, faça uma lista do que precisa. Assim, você adquire somente o que se comprometeu a comprar. Sem nenhum tipo de exagero.

O que quiser e precisar comprar, faça à vista. Pagamentos via boleto ou cartão de crédito sempre têm juros e, quando não têm, ainda são mais caros que à vista (já que pagando na hora você pode pedir um desconto a mais).

Se vir uma oferta, não fique tentado. Antes de comprar, pense e avalie se você realmente precisa e quer o produto. E, principalmente, se vale a pena investir aquele dinheiro.

E, podendo fazer isso, organize suas finanças e guarde em poupança ou fundo de investimento pelo menos 10% do que ganha.

Pesquisar
Artigos Relacionados