Como é feito o vidro

links patrocinados

Como é feito o vidro

Você já deve ter se perguntando a forma como é feita a produção de um vidro. E na verdade, o processo de produção dele lembra a preparação de um bolo, já que o primeiro passo é juntar todos os ingredientes. Para fazer o vidro utilizasse, 14% de cálcio, 14% de sódio, 2% de componentes químicos e ainda 70% de areia retirada de fundo de lagos.

Confira mais

Como é feito o vidro Confira Como é feito o vidro

Depois de juntá-los, todos os ingredientes são misturados e colocados em um forno industrial que é capaz de atingir até 1.500º graus Celsius. Essa mistura passará algumas horas no forno até virar um material meio líquido, ou seja, até se fundir. Depois de sair do forno, uma gosma viscosa e dourada se formará e escorrerá por canaletas em um conjunto de moldes. A dosagem para cada tipo de molde é controlada conforme o tamanho do vidro que será criado, sendo o primeiro apenas o molde do contorno inicial. Este molde inicial deixa dentro da mistura uma bolha de ar. Em seguida, a mistura incandescente segue para um molde final e uma espécie de canudo é introduzido na bolha para injetar ar, que moldará o líquido até que ele ganhe um contorno definitivo. Quando a temperatura do vidro cair para cerca de 600º C, o objeto começará a ficar rígido e poderá ser retirado do molde. Depois disso, o vidro é colocado para esfriar e só depois ele estará pronto para ser usado.

Como é feito o vidro - saiba mais

Curiosidades sobre o vidro

Você sabia que os vidros temperados, muito usados em decoração de ambientes, recebem tratamentos térmicos que ajudam a melhoras a resistência do mesmo? Além disso, este tipo de vidros também são muito utilizados nos boxes de banheiros e ainda nos carros. Sabe aquela técnica que forma uma bolha de ar dentro do vidro? Então, muitos artistas realizam esta técnica artesanalmente. Os vidros que servem como esculturas por exemplo, são assoprados pelos próprios artista que utilizam a ajuda de um grande canudo. Na novelas e demais produções para televisão e também cinema, são utilizados vidros feitos de açúcar. Isso porque eles não possuem nenhum tipo de resistência e podem ser facilmente quebrados na cabeça de atrizes e de atores.

Saiba Como é feito o vidro

Como utilizar os vidros na decoração de sua casa

Ultimamente, as pessoas e principalmente mulheres, estão à procura de decorações baratas e simples, do estilo Faça você mesma. E um dos acessórios que estão em alta, são os vidros, principalmente aqueles que utilizamos de alguma forma em nosso cotidiano. A variedade de tamanhos, formatos e principalmente a transparência dos vidros, fazem dele um elemento atualmente indispensável em decorações, seja ela em escritórios, residências ou até mesmo em festas.

Como é feito o vidro - confira

Dicas de decoração com vidros

Os vasos por exemplo, encantam e dão charme ao ambiente. Além disso, eles podem ser trabalhados com textura. Os vasos grandes por sua vez, podem ser transformados em lindos aquários. As garradas de vidro podem servir como lindos porta velas. E as taças de vidro dão um toque de elegância ao ambiente.

Pesquisar
Artigos Relacionados