Como é feito o Chiclete

links patrocinados

Como é feito o Chiclete

Não se sabe ao certo quando foi que o homem começou a mascar resinas que eram extraídas das árvores, mas existem registros que dizem que os povos da Antiguidade já tinha esse hábito, que era comum no continente americano.
A árvore de que era extraída a resina utilizada como goma de mascar era a látex do sapotizeiro. Já a resina recebia o nome de chicle.

Confira mais

Como é feito o Chiclete Saiba Como é feito o Chiclete

Já o chiclete como conhecemos atualmente, surgiu no ano de 1872, final do século 19, quando Thomas Adams fabricou o primeiro lotes de chicletes aromatizando as resinas naturais e em formato de bola. Devido à alta procura, ele teve de abrir outras fábricas para atender ao crescente número de consumidores fãs do novo produto.

Para que o custo da produção diminuísse, as resinas naturais usadas na fabricação do produto foram substituídas por substancias sintetizadas a partir do refino de petróleo. Na década de 60, surgiram no mercado os chicletes sem açúcar.

Chiclete

Como é feito o chiclete

Para se fazer um chiclete, primeiramente deve-se fabricar a matéria-prima, conhecida como goma base. Todos os ingredientes para a fabricação de goma base devem ficar em grandes panelas aquecidas e ficam mexendo até que o produto se torne homogêneo.

Depois de pronta, a mistura formada é despejada em placas resfriadas em temperatura ambiente. Muitas fábricas apenas fazem a goma e as revendem. Em seguida essa mistura é derretida em grandes panelas e ainda mistura-se a ela, aromas, ácidos cítricos, adoçante e/ou açúcar, glicerina e corantes.

Quando a mistura líquida está pronta, ela é despejada em placas para endurecer e esfriar. Em seguidas, essas placas passam por máquinas que as cortam em tiras compridas e finas que serão cortadas novamente no tamanho de cada chiclete.

Em casos de chicletes com sabores dentro, aqueles que escorrem na boca depois de mordidos, uma máquina é responsável por injetar este caldo no interior de cada goma antes que ele seja cortado.

A última etapa de fabricação de um chiclete é a embalagem, que é feita de acordo com a marca, empresa e sabor.

Confira Como é feito o Chiclete

Cuidados com o chiclete

Com o sem açúcar, alguns cuidados devem ser tomados. Crianças pequenas por exemplo correm risco de engolir de uma vez as gomas de mascar e chicletes e acabam tendo as vias aéreas bloqueados.

Nunca se deve marcar chicletes com a barriga vazia, isso porque eles causam um estímulo à produção de enzimas gástricas e pode causas sérios problemas estomacais.

Como é feito o Chiclete - saiba mais

Curiosidades sobre o chiclete

Existem algumas diferenças entre o chiclete de bola e a goma de mascar. Como exemplo, podemos citar a matéria-prima da goma base de chiclete de bola tem em sua composição acetato de polivinila, que dá elasticidade para que consumidor pode assopra-lo e formar bolas.

Em Singapura é expressamente proibido a venda de chicletes, seja ele de qualquer forma. Qualquer cidadão que violar essa lei pode ser detido.

No Brasil, a fabricação e a venda do produto se iniciou no ano de 1945 na cidade de Natal.

Pesquisar
Artigos Relacionados