Como é escolhido o papa

links patrocinados

Como é escolhido o papa

Como é escolhido o papa

O papa, como é denominado o principal líder da Igreja Católica é a figura mais importante na hierarquia da igreja. Tendo em mãos o poder supremo sobre todas as unidades da igreja espalhadas por todo o mundo, a pessoa que exerce um cargo como esse precisa corresponder a diversos critérios para se candidatar ao cargo. A igreja Católica conhecida por sua rigidez na organização nomeia o papa depois de uma assembleia em que apenas representantes da hierarquia da igreja, escolhidos para ocuparem tais cargos a partir de sua reputação e da sua trajetória na igreja.

A escolha do papa

O nome a ser indicado para ocupar o pontífice, cargo de maior liderança da igreja, papa, é recomendado de várias igrejas católicas de todos os continentes, podendo ser mais de um nome de um mesmo país ou até mesmo de um estado. Os principais nomes devem preencher alguns requisitos, como uma boa jornada dentro da igreja católica, preparação durante a trajetória para que possa assumir o cargo mais importante da igreja, por isso os únicos que podem concorrer a esta vaga são os cardeais, o cargo mais alto da hierarquia da igreja, durante a carreira e que está abaixo do papado. O papa além de ser líder da Igreja Católica é também chefe de Estado do Vaticano.

Entre as denominações para o Papa, estão também Santo Padre, Bispo de Roma e Vigário de Cristo.

a escolha do papa

Processo de votação

A escolha de um novo papa é feita mediante votação. O conclave como é chamado esse processo, é formado por cardeais de diferentes países que se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano para dar o veredicto final. A reunião é fechada, somente depois de definido apenas o resultado é divulgado para a imprensa. São distribuídas fichas retangulares em branco, que contém a frase ‘EligooIn Summum Pontificem’, para cada eleitor e entre eles são eleitos três cardeais para apurarem a votação, são os chamados escrutinadores.

O procedimento de votação é secreto e cada representante é livre para fazer sua escolha, e é feito a mão, porém recomenda-se que utilize uma escrita neutra que mantenha –o anónimo. Após a contagem das fichas elas vão para as urnas, e em seguida é feita a contagem das fichas, para só depois dar início a apuração.

a escolha do papa

Os escrutinadores fazem a leitura do voto em voz alta para todos os ouvintes do conclave, e começam a soma dos votos, fazendo a anotação de cada nome sugerido e seus respectivos votos. A eleição é anulada quando nenhum dos candidatos alcançar dois terços da votação, porém se um candidato alcançar esse marco a votação é validada, e o novo papo está eleito.

Um ritual diferente das demais eleições está no encerramento do conclave, os escrutinadores queimam as fichas de votação sem exceção, só depois os representantes são dispensados e a reunião é encerrada oficialmente.

O anúncio da eleição é feito com fumaça emitida na chaminé da Capela Sistina, quando o sinal transmitido for de fumaça de cor escura, o papa ainda está sendo votado, quando for fumaça clara, o novo papado está eleito.

escolha do novo papa eleição do novo papa

Como é escolhido o papa

Confira um vídeo sobre a eleição do papa:

Pesquisar
Artigos Relacionados