Como cultivar bonsai

links patrocinados

Como cultivar bonsai

Como cultivar bonsai

O bonsai é uma árvore em miniatura (sendo que o significado de seu nome é “árvore na bandeja), muito cultivada na China e no Japão. Ele é praticamente uma escultura, uma verdadeira obra de arte, e requer diversos cuidados especiais. Usado não somente como um objeto de decoração nas casas e/ou apartamentos, o bonsai é tratado como item para meditar e também aprimorar o interior da pessoa. Se você se interessou por esta planta, mas não sabe como deve cuidar dela, saiba que com um pouco de tempo e paciência é possível cultivar um bonito bonsai para embelezar ainda mais seu ambiente.

Escolha um lugar adequado para cultivar bonsai

Antes de qualquer coisa, você precisa escolher um lugar certo para poder colocar os vasos de bonsai. Especialistas afirmam que o espaço ideal para este tipo de planta seria uma janela ou varanda, assim a pequena árvore pode pegar um pouco de sol no período da manhã.

Não pense em colocar seu bonsai em espaços que tenham ar-condicionado, porque este aparelho pode acabar com sua planta. Por isso, se você pensou em deixar seu escritório mais bonito com o bonsai, mas não vive sem o ar-condicionado lá, escolha outro local para deixar a árvore.

cuidados com o bonsai

Regar é tarefa fundamental para cultivar bonsar

Para se ter um bonsai, é preciso seguir algumas recomendações. Regar a planta é fundamental para que ela cresça saudável. Prefira regar bem cedo ou ao fim do dia. Coloque um tanto de água que possa passar pela abertura de drenagem do local em que a planta está. Importante lembrar que você não deve deixar acumular água na bandeja ou prato porque isso poderia apodrecer as raízes da árvore e, consequentemente, poderia levá-la a morte. Você não pode somente borrifar a planta, porque a rega é indispensável. Toda planta precisa de água para sobreviver. Com o bonsai não é diferente. Se você cuidar dele direito, terá uma planta saudável por muito tempo.

Faça poda regularmente

É preciso fazer a poda regular dos brotos e ramos desta planta. Assim, ela terá sempre o mesmo formato e aspecto de quanto você a adquiriu. Na maioria das vezes, quando o ramo do bonsai estiver com vinte folhas, deixe-o com quatro ou até mesmo apenas dois pares. Fazer a poda regularmente de sua árvore irá permitir que o sol consiga penetrar dentro do bonsai com mais facilidade.

Como cultivar bonsai

Isso deixará a árvore sempre saudável. Não adianta apenas regá-la. É preciso manter todos os cuidados necessários para que você tenha uma planta bonita e com muita saúde.

Cuidando da planta

Como esta planta vive em um espaço muito pequeno, requer que você tenha alguns cuidados com fertilizantes e adubos. Quando estiver na primavera até quando terminar o verão, o bonsai irá absorver bastante nutriente. Com isso, você irá precisa dar a planta um adubo líquido a cada 15 dias. Você também precisa prestar muita a atenção nas doenças e pragas que podem atacar seu bonsai. Faça esta verificação uma vez por mês. E uma última dica é nunca deixar que seu bonsai fique próximo ou junto com outras formas de vegetação.

planta bonsai bonsai

Como cultivar bonsai

Confira um vídeo de como o bonsai deve ser regado:

Pesquisar
Artigos Relacionados