Como cuidar de Violetas

links patrocinados

Como cuidar de Violetas

As violetas são lindas flores, vistosas e pequenas, que se adaptam facilmente a ambientes internas. Pode-se afirmar com toda certeza que se mantidas em condições e em ambientes favoráveis, elas são capazes de florir durante o ano todo. A única recomendação para essa planta é que ela seja colocada em um ambiente com boa luminosidade, de preferência próximas à janelas luminosas, mas tome cuidado para que elas sejam protegidas de luz solar direta. Esse cuidado é primordial para que as violetas cresçam fortes e saudáveis.

Confira mais

Como cuidar de Violetas Saiba Como cuidar de Violetas

Outro cuidado que deve ser tomado para que as violetas cresçam fortes e saudáveis é com a temperatura do ambiente. O ideal no cultivo dessa planta é que o ambiente não seja muito frio durante a noite e que também não seja quente durante o dia. Isso porque as violetas gostam de lugares com calor moderado. Uma boa dica é apostar em parapeitos, que recebem o calor do sol de maneira totalmente indireta, ou seja, através dos vidros.

Como cuidar de Violetas - saiba mais

Como cuidar de Violetas – Adubação, Rega e a Poda

Vale ressaltar que a violeta é uma planta totalmente sensível ao excesso de água, por isso o cuidado na hora de rega-la deve ser redobrado, isso porque as raízes da planta são finas. O ideal é rega-la a dia sim dia não, para que o solo não fique encharcado e também para facilitar a drenagem do mesmo. Este tipo de planta também pode ser cultivada diretamente no chão, isso se o ambiente apresentar as condições exigidas por ela. Mas, o cultivo em vasos acaba se tornando bem mais viável porque as violetas necessitam de um nível alto de luminosidade, de solo bem drenado, de temperaturas amenas e de barreiras contra a luz solar direta. Outro cuidado também é primordial. Opte por vasos com suportes de barro na hora de criar a sua violeta, para assim evitar o acúmulo de água. Adube-as pelo menos de três em três meses, seja com adubos químicos específicos para elas ou por restos de alimentos. Apesar de todas essas recomendações e de ter um cultivo bem exigente, as violetas disseminam outras mudas com muita facilidade e qualquer uma das folhas que sejam sadias podem acabar originando uma nova muda.

Saiba Como cuidar de Violetas

Como cuidar de Violetas – Replantio

Sempre quando a parte sem folhas do caule apresentar pelo menos cerca de três centímetros de comprimentos e pelo menos uma vez ao ano, as violetas podem ser replantadas. Para realizar este processo a violeta precisa ser removida com cuidado do vaso, se preferir, você pode utilizar uma espátula ou até mesmo uma faca para auxiliá-lo neste procedimento.

Como cuidar de Violetas - confira

Demais cuidados com violetas

Violetas que foram recentemente colocadas em vasos não deverão receber fertilizantes até que novas raízes cresçam. Paisagistas indicam que depois de estabelecidas as novas raízes, as violetas devem ser adubadas com adubos líquidos de quinze em quinze dias. Vale ressaltar que algumas plantas possuem diversas similaridades com as violetas e acabam por emprestar o nome, como a violeta africana. Por isso fique atento, porque os cuidados destes tipos de plantas são diferentes da violeta original.

Pesquisar
Artigos Relacionados