Como cuidar de hortelã

links patrocinados

Como cuidar de hortelã

A hortelã é uma das plantas domésticas mais comuns no país. Utilizada como aromatizante e tempero, a planta possui uma série de variedades. Sua popularidade se deve a uma combinação de fatores, como a versatilidade das folhas e a facilidade de cultivo. Contudo, apesar de ser uma planta que exige poucos cuidados, é preciso prestar atenção a algumas de suas características, para que a hortelã possa de desenvolver adequadamente. Abaixo, confira algumas dicas sobre como cuidar de hortelã.

O plantio da hortelã

A hortelã se desenvolve muito bem em pequenos espaços.

Como cuidar de hortelã Saiba Como cuidar de hortelã

Portanto, não há a necessidade de se ter um quintal para cultivar hortelã. Basta um vaso de médio porte para que a planta atinja sua plenitude. A terra onde as sementes ou mudas de hortelã serão plantadas precisa ser enriquecida com nitrogênio. Geralmente, quem faz hortas em casa quer evitar compostos químicos, como o NPK. Se este é o seu caso, é possível obter nitrogênio com adubos orgânicos, facilmente encontrados em casas de jardinagem.

Você pode plantar hortelã em um canto do quintal ou em pequenas jardineiras. A adição de nitrogênio ao solo deve ser feita periodicamente. As mudas de hortelã geralmente são encontradas em lojas especializadas, enquanto as sementes podem ser adquiridas na maioria dos supermercados.

Hortelã

Temperatura e rega da hortelã

A hortelã não precisa de grandes cuidados para crescer. A planta é muito resistente a variações de temperatura, mas dificilmente sobrevive a geadas. Portato, se você vive em lugares frios, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos 5 graus, é ideal que a planta possa ser colocada no interior de casa nos dias mais gelados.

A hortelã também não exige muita água. Contudo, é preciso ter cuidado para não deixar o solo ressecar, pois a estiagem é fatal para a planta. Também é preciso ficar atento com o entorno: remova sempre as folhas mortas e ervas daninhas, que podem prejudicar o crescimento da hortelã e favorecer o surgimento de fungos e outras pragas.

Cuide de Hortelãs

Retirada das folhas

Quando sua hortelã já estiver na fase adulta, é possível começar a utilizá-la na culinária. O ideal é retirar as folhas com a mão, pois utensílios de metal podem contaminar a planta. Caso sua hortelã esteja com folhas amareladas ou escurecidas no centro, isso não é necessariamente um sinal de pragas. Esta região da planta recebe, naturalmente, menos luminosidade, o que se reflete nas folhas.

Conheça Como cuidar de hortelã

Utilizando a hortelã

A hortelã é uma planta extremamente versátil. Com ela é possível fazer chás, peixes, salgados, doces e carnes. No caso de sobremesas, por exemplo, a hortelã dá um toque estético bem interessante, trazendo a sensação de frescor ao alimento.

Além de saborosa, a hortelã também traz benefícios para a saúde. A planta é muito rica em ferro, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas como A, B e C. O chá de hortelã tem excelentes propriedades digestivas, além de ser recomendado para quem tem problemas relacionados ao sono. Além do chá, a hortelã também é muito utilizada em sucos, geralmente combinada com frutas ácidas, como o abacaxi.

Pesquisar
Artigos Relacionados