Como cuidar de hortelã
Como cuidar de hortelã
A hortelã é uma das plantas domésticas mais comuns no país. Utilizada como aromatizante e tempero, a planta possui uma série de variedades. Sua popularidade se deve a uma combinação de fatores, como a versatilidade das folhas e a facilidade de cultivo. Contudo, apesar de ser uma planta que exige poucos cuidados, é preciso prestar atenção a algumas de suas características, para que a hortelã possa de desenvolver adequadamente. Abaixo, confira algumas dicas sobre como cuidar de hortelã.
O plantio da hortelã
A hortelã se desenvolve muito bem em pequenos espaços.
Portanto, não há a necessidade de se ter um quintal para cultivar hortelã. Basta um vaso de médio porte para que a planta atinja sua plenitude. A terra onde as sementes ou mudas de hortelã serão plantadas precisa ser enriquecida com nitrogênio. Geralmente, quem faz hortas em casa quer evitar compostos químicos, como o NPK. Se este é o seu caso, é possível obter nitrogênio com adubos orgânicos, facilmente encontrados em casas de jardinagem.
Você pode plantar hortelã em um canto do quintal ou em pequenas jardineiras. A adição de nitrogênio ao solo deve ser feita periodicamente. As mudas de hortelã geralmente são encontradas em lojas especializadas, enquanto as sementes podem ser adquiridas na maioria dos supermercados.
Temperatura e rega da hortelã
A hortelã não precisa de grandes cuidados para crescer. A planta é muito resistente a variações de temperatura, mas dificilmente sobrevive a geadas. Portato, se você vive em lugares frios, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos 5 graus, é ideal que a planta possa ser colocada no interior de casa nos dias mais gelados.
A hortelã também não exige muita água. Contudo, é preciso ter cuidado para não deixar o solo ressecar, pois a estiagem é fatal para a planta. Também é preciso ficar atento com o entorno: remova sempre as folhas mortas e ervas daninhas, que podem prejudicar o crescimento da hortelã e favorecer o surgimento de fungos e outras pragas.
Retirada das folhas
Quando sua hortelã já estiver na fase adulta, é possível começar a utilizá-la na culinária. O ideal é retirar as folhas com a mão, pois utensílios de metal podem contaminar a planta. Caso sua hortelã esteja com folhas amareladas ou escurecidas no centro, isso não é necessariamente um sinal de pragas. Esta região da planta recebe, naturalmente, menos luminosidade, o que se reflete nas folhas.
Utilizando a hortelã
A hortelã é uma planta extremamente versátil. Com ela é possível fazer chás, peixes, salgados, doces e carnes. No caso de sobremesas, por exemplo, a hortelã dá um toque estético bem interessante, trazendo a sensação de frescor ao alimento.
Além de saborosa, a hortelã também traz benefícios para a saúde. A planta é muito rica em ferro, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas como A, B e C. O chá de hortelã tem excelentes propriedades digestivas, além de ser recomendado para quem tem problemas relacionados ao sono. Além do chá, a hortelã também é muito utilizada em sucos, geralmente combinada com frutas ácidas, como o abacaxi.