Como cuidar de hamster

links patrocinados

Como cuidar de hamster

“Hamster” é uma denominação genérica dada a pequenos roedores da família Cricetinae, que têm como principal característica as bolsas laterais na face, onde armazenam comida. Os animaizinhos se tornaram muito populares por serem facilmente domesticáveis, além de baratos e independentes. Os hamsters não precisam, por exemplo, de banhos e vacinas. Se criados em um ambiente limpo, os pequenos roedores não transmitem doenças. Cuidar de um hamster também é muito fácil. Basta oferecer água limpa e comida de qualidade para garantir o bem-estar do animal. Também é muito comum que as gaiolas tenham uma roda, para que o animal possa se exercitar. Desde que não esteja estressado, o hamster é um animal muito dócil, e convive perfeitamente com crianças. Se você quer um bichinho destes para sua casa, confirma abaixo algumas dicas sobre como cuidar de hamster.

Cuidados com o hamster: gaiola e acessórios

Como cuidar de hamster O que é Hamster

Se você nunca teve um hamster, o primeiro cuidado é comprar uma gaiola adequada. O ideal são aquelas espaçosas o suficiente para conter a casinha, uma roda para exercícios, comida e água. Se o orçamento permitir, opte por uma que possua tubos para que o hamster possa andar. Outra excelente opção são as bolas de exercício, que podem ser encontradas em pet shops e casas agropecuárias.
Uma boa alternativa às gaiolas são os aquários, que também devem ter um bom espaço interno. O hamster é um roedor e, por isso, gosta muito de “destruir” coisas. É muito comum que o animal tente roer as grades da gaiola, o que pode machucá-lo. Para evitar que isso aconteça disponibilize rolos de papelão, destes encontrados no interior do papel higiênico, para que o animalzinho possa roer. Isso também ajuda o hamster a ficar menos entediado.

Saiba Como cuidar de hamster

Cuidados com o hamster: a chegada em casa

A chegada em casa é um momento importante dos cuidados com o hamster. É preciso colocar a gaiola (ou aquário) em um lugar que tenha boa ventilação e não fique próximo à luz direta. A luz do sol é extremamente prejudicial à saúde do animal caso seja disponibilizada em excesso, podendo até causar a morte do hamster. Para forrar a gaiola, o ideal é utilizar serragem de madeira de pinho, que não é tóxica e absorve melhor a urina do animal. Tome cuidado para que o bebedouro não vaze sobre a serragem, pois isso pode causar mofo.

Cuidados com o Hamster

Como escolher

Há duas espécies principais de hamster: o anão e o dourado. O hamster anão é bem menor e tem pouca variedade de cores, enquanto o dourado tem várias colorações de pelo e um porte maior. Para crianças, não é muito recomendável escolher o hamster anão, pois ele é mais arisco e difícil de domesticar. Se estiver bem cuidado, o hamster vive cerca de três anos.

Hamster como cuidar

Outras dicas

Os cuidados com a alimentação do hamster são muito importantes. Além da ração própria, adquirida em casas agropecuárias, disponibilize também frutas e verduras frescas para o roedor. Estes alimentos devem ser trocados periodicamente, pois oxidam e fermentam.

Pesquisar
Artigos Relacionados