Como criar uma rádio na internet

links patrocinados

Como criar uma rádio na internet

Com a melhoria na velocidade das conexões de internet, milhões de internautas puderam deixar a posição de meros consumidores e passar a produzir conteúdo próprio. Podemos acompanhar este fenômeno através de blogs, podcasts, videologs, redes sociais e, claro, através das rádios online. Estas podem ser encontradas nas mais variadas formas e tamanhos. A maioria dos internautas se utiliza de plataformas gratuitas e menos profissionais, enquanto outros optam por planos pagos e, às vezes, até conseguem ganhar dinheiro através de publicidade. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre a criação de uma rádio na internet.

Tipos de rádios na internet

Como criar uma rádio na internet Rádio na internet

Existem duas divisões principais entre as rádios na internet. Há aquelas que já existem nos meios tradicionais e simplesmente disponibilizam seu conteúdo também online. Esta é uma grande vantagem, por exemplo, para rádios que têm um alcance limitado. Uma rádio regional, por exemplo, pode passar a ser ouvida de qualquer lugar do mundo.

Por outro lado, há aquelas rádios que atuam exclusivamente na internet. Estas são, geralmente, rádios menores, criadas e mantidas por poucas pessoas – ou por uma única pessoa, em alguns casos. Estas emissoras costumam ter um público pequeno, mas fiel. Este é o modelo ideal, por exemplo, para quem gosta de uma programação com pouco apelo comercial, com músicas de gêneros específicos como indie, metal e suas variações.

Saiba Como criar uma rádio na internet

Criando uma rádio na internet: modelos gratuitos

Uma das grandes vantagens de se criar uma rádio na internet é a possibilidade de utilizar softwares gratuitos em todo o processo. Com apenas dois programas – Audacity e Ustream Producer – é possível colocar sua rádio no ar. Também precisaremos, claro, de um bom microfone – que não precisa necessariamente ser um modelo caro – e uma conexão razoável com a internet, com pelo menos 1000 kbps de velocidade de upload.

Se você nunca lidou com rádios online, é ideal começar devagar, gravando seus programas para colocá-los no ar posteriormente. Depois que você adquirir alguma experiência, é possível arriscar as transmissões ao vivo.

Confira Como criar uma rádio na internet

Utilizando os softwares

Tanto o Audacity como o Ustream são softwares bem fáceis de utilizar. Contudo, caso você não tenha familiaridade com estes programas, recomendamos uma leitura de tutoriais que podem ser facilmente encontrados na internet. Antes de gravar o programa a sério, faça testes de áudio, locução e edição. Você também precisará definir alguns elementos editoriais, como duração dos programas, gêneros musicais e tempo de permanência no ar. No caso das rádios mais “pessoais”, não há a menor necessidade de ficar no ar o tempo todo.

Criar uma rádio na internet

Criando uma rádio na internet: modelos pagos

Caso você queira alternativas mais profissionais, é recomendável procurar por sistemas pagos. No Brasil, um dos mais completos é o “Sua Rádio na Net”, que se encarrega de toda a infraestrutura da rádio e também oferece site próprio e planos variados, de acordo com a quantidade estimada de ouvintes. Estes sistemas, entretanto, são recomendáveis apenas para quem deseja ter uma rádio de porte médio a grande. Se o seu objetivo é interação e diversão, os modelos gratuitos serão mais do que suficientes.

Pesquisar
Artigos Relacionados