Como corrigir assimetria muscular
A assimetria muscular é uma das coisas mais comuns entre todas as pessoas. É normal que um lado de nossos corpos acabe por se desenvolver um pouco mais do que o outro. Isso acontece, por exemplo, porque os destros costumam utilizar o braço direito para atividades mais penosas, com a mesma lógica valendo para os canhotos. A assimetria também pode ocorrer quando há fratura de algum membro que, por permanecer muito tempo engessado, acaba perdendo um pouco de sua massa muscular. Após a recuperação, a tendência é sempre de que o músculo volte a trabalhar e, por consequência, ganhe massa novamente.
E menor grau, a assimetria não chega a ser considerado sequer um problema. É apenas uma condição natural da utilização cotidiana dos músculos. Um jogador de futebol amador, por exemplo, tem uma tendência à assimetria nas pernas, pois aquela que é utilizada para chutar acaba ficando mais fortalecida. Embora não costume ser um problema preocupante, muitas pessoas buscam atenuar essa característica. Se este é o seu caso, confira, abaixo, algumas maneiras para corrigir a assimetria muscular.
Diagnóstico da assimetria muscular
Assimetria muscular pode ser percebida em uma avaliação física rotineira, destas que são feitas antes do ingresso em uma academia, por exemplo. Os profissionais da Educação Física que atuam nestes locais enfatizam a importância de se observar o tamanho dos músculos, pois isto será a base para o desenvolvimento da rotina de exercícios.
Em casos mais complicados, como a recuperação de uma fratura, o ideal é consultar um ortopedista, que terá melhores condições para definir o tipo de tratamento a ser utilizado.
Correção da assimetria muscular com exercícios
Mesmo aqueles que estão acostumados à academia podem apresentar assimetria muscular. Isso porque há uma tendência natural do cérebro em colocar maior carga nas atividades realizadas com nossos lados dominantes. Por esta razão, as pessoas ambidestras são, no geral, as que menos apresentam assimetria muscular.
Para corrigir a assimetria muscular com exercícios, é importante considerar cada lado do corpo de maneira individual, aplicando exercícios físicos mais intensos no lado menos desenvolvido. Contudo, um dos erros comuns de quem tem assimetria muscular é utilizar pesos diferentes para cada lado do corpo, ou fazer um número maior de repetições no lado mais fraco. Embora esse raciocínio pareça lógica, a correção da assimetria muscular é muito mais complexa. Por isso, é muito importante seguir as recomendações de um profissional da área.
Exercícios que corrigem a assimetria muscular
Para os ombros, os melhores exercícios de correção de assimetria são feitos com halteres, elevação lateral e encolhimento. O peitoral é corrigido com crossover, crucifixo e supino, enquanto os tríceps podem ser corrigidos com atividades como rosca testa e rosca francesa.
Saiba mais
A assimetria, muitas vezes, tem origem na má postura da coluna. Por isso, o ideal é que sejam consultados um ortopedista e um profissional da Educação Física. Lembre-se sempre de que a mera aplicação de maior carga no músculo mais fraco não é suficiente para corrigir a assimetria. Essa prática, inclusive, pode provocar lesões se for mal aplicada, o que dificultará ainda mais a correção.