Como Controlar o Excesso de Ciúmes

links patrocinados

Como Controlar o Excesso de Ciúmes

O ciúmes é um sentimento humano provocado pela falta ou perda de exclusividade sobre o sentimento de uma segunda pessoa. Ele também pode ser relativo ao apego por algum tipo de objeto, como roupas, sapatos e coleção de histórias em quadrinhos. Pessoas que sofrem de ciúmes possuem na maioria das vezes falta de confiança em si mesmo e nos outros. O ciúmes pode ter caráter positivo ou até mesmo negativo. Quando o ciúmes faz com que a pessoa seja mais zelosa ou cuidadosa com alguém, esse sentimento é positivo e benéfico. Já quando há egoísmo ou controle excessivo, o ciúmes pode transformar-se rapidamente em patologia ou até mesmo paranoia.

Como controlar o excesso de ciúmes

Como Controlar o Excesso de Ciúmes Saiba Como Controlar o Excesso de Ciúmes

Normal em algumas situações sentir um ciúmes, dependendo da intensidade. Em algumas relações, o ciúme considerado saudável é bom. Por isso, vamos deixar algumas dicas para que você aprenda a controlar o seu excesso de ciúme e não se tornar uma pessoa possessiva e neurótica. O ciúme excessivo faz com que as pessoas vejam coisas onde não tem, ou com lente de aumento. O ciumento acaba por interpretar de uma forma negativa as atitudes da segunda pessoa e até mesmo certas atitudes educadas podem ser confundidas como flerte. Por isso, antes de entrar em uma crise, é válido parar e analisar a situação para verificar se o que está acontecendo não é fruto da sua imaginação. Se julgar necessário peça a opinião de pessoas de sua total confiança.

Como Controlar o Excesso de Ciúmes - saiba mais

Dicas para controlar o excesso de ciúmes

Se você é uma pessoa insegura e acha que os outros homens e/ou mulheres são mais interessantes do que você, as chances de que você se torne uma pessoa ciumenta aumenta consideravelmente. Por isso é imprescindível que você aumente a sua autoconfiança, procurando entender as causas de toda essa insegurança e tentando aos poucos superá-la. Outra dica para controlar o excesso de ciúmes é não alimentar a posse. Ninguém deve sentir como se o outro fosse sua propriedade, isso porque pessoas nós não possuímos e sim conquistamos e conquistamos todos os dias para que eles queiram continuar conosco.

Excesso de Ciúmes

Confira mais

Procure não fantasiar demais as coisas. Nós não devemos nunca transferir as nossas inseguranças e neuras para o nosso companheiro. Outra boa dica é controlar o impulso da raiva. As pessoas ciumentas geralmente brigam antes e pensam depois. Por isso, pense bem antes de tomar qualquer tipo de atitude. Tente, apesar de ser difícil, analisar a situação de forma fria e avaliar se o ciúmes não é apenas fruto da sua imaginação.

Como Controlar o Excesso de Ciúmes - saiba mais

Mais dicas para controlar o excesso de ciúmes

É considerado totalmente normal se sentir inseguro em algumas situações e chegar a duvidar da fidelidade do seu parceiro. Mas não se esqueça ainda que o diálogo faz milagres. O diálogo é capaz até mesmo de salvar um relacionamento. Se nenhuma dessas dicas resolver o seu problema, procure a ajuda de profissionais da psicanálise para ajudá-lo a descobrir as causas de todo a sua insegurança e para ajudá-lo a controlar o ciúmes.

Pesquisar
Artigos Relacionados