Como configurar um roteador wireless

links patrocinados

Quem está a fim de mudar algumas configurações dentro do seu aparelho de Internet precisa saber pelo menos o mínimo de como acessar o mesmo. Confira mais informações sobre como configurar um roteador wireless.

Sobre a importância de saber configurar o mínimo do roteador

Hoje em dia quase todas as pessoas têm acesso a internet
A configuração do roteador pode ser feita de forma bem intuitiva

Ninguém mais fica sem internet em casa, algo que já se tornou imprescindível para aqueles que querem fazer diversos tipos de tarefas online. Se antes o cabeamento era a forma mais comum de se conseguir conexão, as redes sem fio são agora o que há de mais prático para se instalar dentro de casa, com muitas pessoas querendo saber algumas dicas de como configurar um roteador wireless.

Se toda vez que houver que desempenhar essa função precisar chamar um profissional da área, talvez compense aprender o mínimo dessa função. O primeiro passo sobre como configurar um roteador wireless é acessar o mesmo. Abra uma aba na Internet de qualquer navegador presente no PC e digite, no campos de links, o endereço de IP para a configuração do mesmo que é sempre o mesmo número: 192.168.1.1. Clique no enter e espere a página carregar.

Como configurar um roteador wireless

Na nova página que vai ser carregada é preciso digitar o usuário do administrador e também a senha, fazendo o login para que as dicas de como configurar um roteador wireless sejam válidas. É importante, por isso, nunca passar esse tipo de informação para desconhecidos, por exemplo, já que ele pode acabar fazendo configurações indesejadas no aparelho.

Nessa janela de como configurar um roteador wireless vai ser possível fazer algumas mudanças, algumas simples e outras mais profissionais, dependendo do que o usuário deseja fazer. Na parte escrita Wireless clique em Wireless Setting para chegar especificamente na configuração da rede sem fio.

Há diversos tutoriais de configuração na internet

Preenchendo os campos: o que eles querem dizer

Nessa janela de como configurar um roteador wireless vai haver campos a serem preenchidos. É nesse espaço que dá para mudar o nome referente a rede na parte em que diz SSID, além de a localização do aparelho, onde está escrito Region. Como já pode ser observado, o mesmo não vai estar escrito em português, precisando ter um pouco de noção de inglês técnico para concluir os passos com mais profissionalismo.

Na parte do Channel, o objetivo é escolher os melhores canais para a distribuição da rede (os mais recomendados são os de número 1, 6 e 11, especificamente os que ficam nas pontas ou bem no meio). Sobre como configurar um roteador wireless, a parte escrita Enable Wireless Security precisa ser checada para quem deseja mais segurança no acesso. Redes abertas ao público e sem senhas não checam essa opção.

É importante checar se os cabos estão nas conexões certas

Como configurar um roteador wireless: outros problemas

Se há algum problema com o seu aparelho de Internet, pode haver outros problemas que não podem ser solucionados apenas em como configurar um roteador wireless. A dica é desconectar o mesmo da energia, esperar alguns segundos e depois fazer o religamento. Caso o problema persista, a dica é ligar para a assistência técnica da empresa que lhe fornece o produto.

Mais informações podem ser encontradas nos sites das fabricantes de modem

Pesquisar
Artigos Relacionados