Como aprender Violão

links patrocinados

Como aprender Violão

Como aprender Violão

Sobre Como aprender Violão

Quem está aprendendo as primeiras lições de violão já deve ter notado que a tarefa não é nada fácil e que o instrumento pode desestimular. Isso porque manusear as cordas faz os dedos doerem, as notas são difíceis de fazer, exigindo muita prática para atingir bons níveis de coordenação motora. No início, portanto, é preciso muito mais que disciplina e concentração. É imprescindível ter paciência e disposição! Afinal, fazer uma coisa com a mão esquerda e outra com a direita não é fácil.

Primeiras lições

Antes de tudo, é preciso compreender as partes que compõem o violão. O tampo é o corpo do instrumento, sendo que do seu tamanho e material dependem a sonoridade produzida. No tampo, fica o rastilho, o local onde se prendem as cordas. Já o cavalete é o suporte sobre o rastilho para prender as cordas na altura correta. Também no tampo,
fica localizada a boca, o orifício por onde o som se propaga.

Seguindo as cordas, chegamos ao braço, lugar em que ficam as casas e os trastes. Os trastes dividem o braço do instrumento em casas, essas que, por sua vez, indicam a localização das notas musicais.

A pestana está quase no final do braço e serve como apoio para as cordas, direcionado-as para as tarrachas. Estas são flexíveis e, conforme você aperta ou afrouxa, permitem a afinação das cordas. Por fim, a cabeça é a parte superior do braço e serve como suporte para as tarrachas.

Afinação

Tocando as cordas livremente e partindo da mais grave, ou seja, de cima para baixo, o violão irá emitir o som das notas Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi, nessa ordem. Entretanto, para que o violão faça esses sons, é preciso afinar as cordas, começando pela mais aguda (a mais fina, inferior).

Depois de afinado, você deve conhecer as formas de tocar cada nota e, com isso, poderá ler cifras. Nas cifras, A significa Lá, B é igual a Si, C é Dó, D é Ré, E significa Mi, F é Fá e G é Sol. Pratique muito cada acorde e decore as cifras para que o aprendizado flua.

Como aprender a tocar violão

Como aprender a tocar violão

Como aprender a tocar violão

Sobre Como aprender a tocar violão

Saber tocar algum determinado instrumento musical é apenas outra característica de quem gosta bastante de música. Talvez consagrado como um dos instrumentos que mais tem atraído alunos, o violão é parte fundamental para a composição de uma bela melodia. Saiba aqui como aprender a tocar violão.

Aprender a tocar violão é uma atividade que exige do aluno bastante conhecimento musical e habilidade com as mãos. Não há como dizer se o aprendizado é algo difícil ou fácil, pois isso depende muito da vontade e esforço do aluno. Da mesma maneira que existem pessoas que necessitam de orientações de um professor para aprender as notas musicais, existem também aquelas pessoas que aprendem as técnicas sozinhas.

Mesmo assim, o violão se caracteriza pelo rápido aprendizado que a maioria dos alunos tem, principalmente quando há bastante empenho dos estudantes. Todas as técnicas e habilidades deste instrumento podem ser aprendidas em questões de meses, com ou sem ajuda profissional.

Maneiras de como aprender a tocar violão

Para aprender a tocar violão, há duas saídas. Ou você contrata um professor que lhe dê aulas particulares, o que pode sair um pouco caro; ou você aprende a tocar sozinho, com os diversos cursos que são oferecidos pela internet. Os exercícios de dedo, por exemplo, fazem com que o aluno (independente de onde ele esteja aprendendo a tocar o instrumento) tenha mais intimidade com o violão e ganhar agilidade com as mãos.

As aulas oferecidas na internet são bastante satisfatórias, levando-se em consideração o rendimento pessoal de cada um. Além de você poder fazer seu próprio esquema de estudo, os vídeos demonstrativos e apostilas explicam direitinho como deve ser feita a afinação, além do posicionamento ideal das mãos e, ainda, interpretação das cifras.

Através destes sites, é possível também fazer o download de CD’s interativos. No site Youtube, por exemplo, existem diversos tutoriais ensinando como se deve tocar violão. A perfeição vem com a prática, por isso não perca mais tempo. Se você deseja aprender violão, busque conhecer estes cursos virtuais e aprimore suas técnicas!

Pesquisar
Artigos Relacionados