Como aprender a andar de skate

links patrocinados

Como aprender a andar de skate

Além de ser extremamente divertido, andar de skate é uma atividade física completa, que envolve muita resistência física e equilíbrio. Infelizmente, muitas pessoas desistem de aprender a andar de skate logo após as primeiras tentativas, por acreditarem que será difícil demais. De fato, assim como patins e até mesmo bicicletas, aprender a andar de skate pode não ser tão fácil logo no começo. Contudo, seguindo algumas recomendações, é possível aprender com alguma rapidez. Confira, abaixo, algumas dicas para aprender a andar de skate.

A postura para aprender a andar de skate

Como aprender a andar de skate Saiba Como aprender a andar de skate

Primeira coisa a ser observada é a escolha da prancha. Existem três tipos de pranchas de skate: longboard, fishboard e skateboard. A longboard é mais difícil de controlar, enquanto a fishboard é um modelo bem antigo, caro e difícil de encontrar. A skateboard, além de ser a mais fácil de controlar, ainda possui uma superfície áspera, que torna muito mais fácil para o principiante manter-se sobre a prancha.

Antes de começar, decida qual será sua postura. Embora a postura ideal apareça apenas com a prática, é importante observar alguns detalhes neste momento. Geralmente, os skatistas deixam sua mão dominante virada para trás, ou seja, com o pé opositor na frente. Desta forma, você pode “remar” – impulsionar o skate – com seu pé dominante.

Confira Como aprender a andar de skate

Os primeiros passos para aprender a andar de skate

Após a definição de sua postura, vem a parte mais importante: manter-se em pé na prancha. Inicialmente, o recomendável é não precisar remar. Escolha um local com pouco movimento, com um leve declive. O ideal é que o lugar permita que o skate se desloque sem impulso, mas não ganhe muita velocidade.

Para se equilibrar enquanto o skate está em movimento, tente manter o peso do corpo nos pés. Fique em posição ereta, com as pernas afastadas. Os braços devem ficar perpendiculares ao chão, com cotovelos dobrados.

Depois que você aprender a se equilibrar, já poderá “sentir” o skate de maneira mais clara. Para fazer curvas, por exemplo, você precisará apenas deslocar o peso do corpo. Isso é percebido de maneira quase instintiva.

Como aprender a andar de skate - saiba mais

Remando

Remar é, certamente, a parte mais difícil do aprendizado, pois é preciso tirar um pé da prancha enquanto se está em movimento. Na hora de remar, seu peso deve ficar na parte frontal da prancha, no pé que não será utilizado para remar. Este pé, na hora da remada, deve ficar com os dedos mais para frente, em relação à posição original. Ao remar, você precisa “empurrar” o chão com o pé, para dar impulso. Inicialmente, bata apenas uma vez no chão e retorne à posição original. Com a prática, é possível fazer várias batidas na mesma remada.

Aprendena  a andar de skate

Importante

Enquanto estiver aprendendo a andar de skate – ou mesmo quando já tiver prática -, certamente você cairá algumas vezes. Além de utilizar equipamentos básicos de segurança, é importante “saber cair”, ou seja, evitar que os tombos acertem as costas ou a cabeça. Parece difícil, mas com o tempo você aprenderá a se posicionar da maneira correta.

Pesquisar
Artigos Relacionados