Como adaptar a casa para idosos

links patrocinados

Como adaptar a casa para idosos

Na maioria das vezes, nossas casas apresentam uma segurança interna razoável. Contudo, em alguns casos, é preciso adotar uma atenção redobrada. É o que acontece, por exemplo, quando temos crianças, animais de estimação ou idosos em casa. Cada uma destas situações exige medidas específicas, para que o lar se torne um ambiente seguro. No caso dos idosos, por exemplo, a questão da locomoção deve ser observada com muito cuidado, devido à diminuição de reflexos e força muscular, dentre outros fatores. Confira, abaixo, algumas dicas importantes para adaptar a casa para idosos.

Como adaptar a casa para idosos: a locomoção

Como adaptar a casa para idosos Confira Como adaptar a casa para idosos

Esta é uma das questões cruciais para adaptar a casa para idosos. Se, por exemplo, você vive em uma casa que tem mais de um andar, a primeira coisa a ser feita é deslocar toda a estrutura necessária para o idoso, deixando-a exclusivamente no andar de baixo. Por isso, se o idoso dorme no andar de cima, providencie a troca de quartos. Quando for adaptar um banheiro, opte pelo do primeiro andar, mesmo que ele não seja o principal da casa.

A adaptação do banheiro também auxilia na locomoção do idoso. É muito importante utilizar barras de apoio em locais como o vaso sanitário e o chuveiro. Para o vaso, utilize assentos removíveis, que elevam sua altura. Para aqueles idosos que estão com dificuldades mais graves de locomoção, é ideal instalar uma cadeira própria para banho, que fica fixa na parede. Por fim, é importante evitar muitos espelhos e objetos de vidro no banheiro, que podem ser facilmente quebrados.

Conheça Como adaptar a casa para idosos

Adaptando a iluminação em uma casa com idosos

Quando a idade chega, a visão é um dos sentidos mais prejudicados. Por isso, é preciso alterar a iluminação da casa. Isso não significa, entretanto, colocar lâmpadas potentes demais. Ao invés disso, opte por diversificar a iluminação, apostando em abajures e sensores de movimento. As lâmpadas muito altas são difíceis de serem trocadas por idosos, portanto, esta iluminação mais próxima das mãos auxilia de maneira considerável.

Em relação aos abajures, é ideal utilizar aqueles que se ativam com um toque, sem a necessidade de interruptores. Entre os idosos, é mais comum levantar durante a madrugada para ir ao banheiro. Portanto, o caminho entre o quarto e o banheiro, caso não haja uma suíte, pode ficar muito mais funcional com a instalação de sensores de movimento, que podem ser ligados apenas à noite.

Como adaptar a casa para idosos - saiba mais

Outros cuidados

Caso as escadas sejam inevitáveis, é importante colocar um corrimão reforçado, de preferência dos dois lados da escada. Os idosos, normalmente, apoiam seu peso nos corrimãos, o que pode ser perigoso caso não haja uma estrutura forte. A borda dos degraus deve ter uma cor diferente, para facilitar a visualização da mudança entre um degrau e outro.

Saiba Como adaptar a casa para idosos

Tapetes

Os tapetes antiderrapantes também são imprescindíveis para quem deseja adaptar uma casa para idosos. Com a idade avançada, há o maior risco de quedas e fraturas. Os tapetes devem ser utilizados em todo o banheiro, não apenas no boxe. Se possível, adote um piso antiderrapante, que evita degraus criados pelos tapetes.

Pesquisar
Artigos Relacionados