Como acabar com a insônia

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Como acabar com a insônia

A insônia é um dos principais males do mundo moderno. O distúrbio se caracteriza pela dificuldade em começar a dormir ou manter o sono. Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a dificuldade esporádica em dormir pode acontecer por diversos fatores, e não se trata necessariamente de um problema. A insônia começa a ser identificada quando o problema é sistemático e recorrente, aparecendo todas as noites ou em várias noites seguidas. A insônia prejudica os indivíduos em importantes áreas da vida profissional e pessoal. Isso porque o distúrbio gera problemas de concentração e alterações no humor.

Tipos de insônia

Como acabar com a insônia Insônia

Insônia pode ser primária ou secundária. A primária é aquela em que o distúrbio é a doença principal. A secundária, por sua vez, acontece quando a insônia é o efeito colateral de um remédio ou o sintoma de outra doença.

Quanto ao tempo de duração, a insônia pode ser considerada transiente, intermitente ou crônica. A transiente é aquela que dura de alguns dias a três semanas e costuma ser causada por stress, traumas ou problemas familiares. A intermitente é aquela que aparece de tempos em tempos, alternando entre períodos de sono ruim e outros de sono revigorante. A crônica, por fim, tem duração superior a três semanas. Suas causas podem ser as mais variadas, como stress contínuo, excesso de cafeína e depressão.

Seja qual for a duração da insônia, é possível minimizar seus efeitos ou até mesmo eliminá-la por completo com a mudança de alguns hábitos. Confira, abaixo, algumas informações para acabar com a insônia.

Saiba Como acabar com a insônia

Bons hábitos para acabar com a insônia

Estima-se que a insônia atinja 20% dos adultos em escala global, sendo mais comum em mulheres. Para começar a resolver a problema, o primeiro passo é descobrir qual a causa da insônia. Muitas vezes, se pararmos para analisar nossos hábitos, encontraremos a causa do distúrbio, que podem ir de preocupações cotidianas a excesso de cafeína à noite. Inicialmente, tente criar um ritual de preparação para o sono: comece com um banho morno e algum chá calmante, como camomila ou erva-cidreira. Depois, leia um livro antes de dormir. Evite rádio e televisão, que são estimulantes. Na hora de dormir, apague a luz e deite-se de maneira confortável, tentando não pensar em nada.

Confira Como acabar com a insônia

Medicamentos para acabar com a insônia

Se a adoção de bons hábitos não conseguiu acabar com a sua insônia, talvez seja preciso recorrer a medicamentos. Nunca se utilize da automedicação. Os remédios devem sempre ser prescritos por um médico, que analisará suas condições e tentará identificar a raiz do problema.

Conheça Como acabar com a insônia

Outras dicas

A criação de uma rotina é extremamente importante para acabar com a insônia. Tente sempre deitar e levantar no mesmo horário, mesmo que você não tenha tido uma noite suficiente de sono. No começo pode ser bem difícil, mas após uma semana você provavelmente terá se acostumado. Evite comer muito antes de dormir e não tire cochilos de dia. Cuidado para não desandar no final de semana. Tente manter um horário de sono próximo ao dos outros dias.

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