Comidas de inverno

links patrocinados

Comidas de inverno

O inverno traz uma série de receitas de pratos quentes que não estamos acostumados a consumir em outras estações. Confira uma série de dicas de Comidas de inverno que podem ser preparadas durante esse tempo.

Sopa: a receita para o tempo frio

As sopas são consideradas comidas de inverno por, na maioria das vezes, serem quentes e nutritivas. Ela, na verdade, é uma receita milenar e começou como somente água fervente e pedaços de alimentos, mas que hoje possui diversas variações. De batata, ervilha, feijão, cebola, macarrão, seleção de legumes ou carne, esse tipo de caldo oferece alguns benefícios ao corpo.

Comidas de inverno Conheça as Comidas de inverno

Quando não comprada de forma industrial e feita com alimentos saudáveis para os serem humanos, as sopas são importantes fontes de vitaminas e minerais que aumentam a imunidade das pessoas no frio. Como uma das comidas de inverno, a dica é não exagerar no sal e priorizar os temperos naturais, como a pimenta do reino, o manjericão, a cebola, o alho e outros.

Confira as Comidas de inverno

Comidas de inverno: fondue de chocolate ou de queijo

É inegável que o fondue é uma das grandes atrações entre as comidas de inverno, servindo como uma ótima sobremesa ou lanche para o fim da noite. A receita deve ser preparada em um aparelho próprio para ela, uma espécie de panela com fogo em baixo para manter a mistura sempre quentinha.

Enquanto o de chocolate pode ser consumido com frutas e marshmallows, o de queijo pode acompanhar o presunto, pão fatiado, tomates, brócolis e outros alimentos. Entre as comidas de inverno, o fondue é saboroso e versátil tanto para quem gosta de receitas salgadas, quanto receitas doces.

Comidas de inverno - sopa

Bobó de camarão e acarajé

Muito consumido na região nordeste do país, o acarajé se destaca também um prato quente que pode ser recomendado entre as comidas de inverno. De origem afro-brasileira, esta é uma receita preparada com feijão fradinho, cebola, sal e azeite de dendê. Geralmente preparado com pimenta, ele se torna um alimento ainda mais quente, por ser picante.

Sendo uma receita feita com camarões, gengibre e aipim, o bobó de camarão é outra das comidas de inverno e que também é bastante tradicional no Brasil. A consistência cremosa se assemelha bastante à uma sopa, sendo servido quente e que também tem o poder de esquentar o corpo nos dias frios.

Comidas de inverno - saiba mais

Comidas de inverno: a preparação do pinhão

Sendo outra das comidas de inverno, o pinhão possui uma tradição mais forte em ser consumido em estados do sul, como no Paraná, na onde há a maior ocorrência de sua árvore, a Araucária. O pinhão é cozinhado em panela de pressão ou em panela normal à fogo baixo com água e sal.

Como uma das comidas de inverno, na pressão, ele demora cerca de 40 minutos para ficar pronto, mas essa semente também pode ser feita na churrasqueira. Entre as vantagens do consumo desse alimento que é típico do sul do Brasil está a baixa quantidade de calorias, além do pinhão ser fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e alguns minerais, como o ferro.

Pesquisar
Artigos Relacionados