Coleta Seletiva de Lixo

links patrocinados

Coleta de Lixo

Coleta Seletiva de Lixo

Quem nunca se deparou com várias latas de lixo coloridas pela rua? Essas lixeiras são um dos principais meios para ensinar e conscientizar a população da importância da coleta seletiva e da separação dos materiais que não são mais utilizados, mas a mesma também pode ser feita em casa, o importante é pensar em como essas atitudes beneficiam o meio ambiente e toda a vida na terra.

A coleta seletiva

A coleta seletiva de lixo é uma das maneiras de se preservar o meio ambiente, pois através dela alguns materiais podem ser reaproveitados evitando que a matéria prima de determinados objetos seja retirada da natureza, preservando assim o meio ambiente.

Os materiais são recolhidos conforme a classificação. O uso das lixeiras auxilia nessa separação onde papel, plástico, vidros e orgânicos são depositados e depois é selecionado o que pode ser reutilizado.

Além disso, ela funciona como uma maneira de educar ambientalmente as pessoas as conscientizando da importância da separação e reaproveitamento dos materiais evitando a escassez de recursos naturais, diminui a poluição e ainda auxilia na economia.

Reciclando e Reaproveitando

Papel, alumínio, vidro, plásticos e até materiais orgânicos podem ser reciclados e reutilizados. Muitos voltam para as empresas de origem e depois de devidamente recicladas, voltam ao mercado. No caso de materiais orgânicos eles são aproveitados no feitio de adubo.

Mas para que todo esse processo seja efetivo, muitas pessoas estão envolvidas, como os catadores de material reciclável, e é necessário que toda a população colabore e se conscientize dessa importância. É necessário que toda a sociedade interaja e colabore com espaços onde as lixeiras possam ser implantadas para melhor utilização desses materiais.

Coleta seletiva em casa

A separação dos materiais também pode ser realizada em casa, utilizando algumas lixeiras coloridas, cada uma delas destinada a um tipo de material, sendo: a lixeira azul para papel e papelão; a verde para vidros; vermelha destinada a plástico; a amarela para metal e aço e a marrom para matéria orgânica. Esse último pode ser utilizado como adubo nas plantas existente em casa.

É importante também verificar se existem cooperativas de catadores ou sistema de coleta de lixo seletivo na sua cidade para que possa se destinar corretamente esse material.

Benefícios

De todo o lixo produzido diariamente no Brasil, cerca de 170 mil toneladas, apenas 11% desse total é reaproveitado, mas mesmo assim o país é apontado como campeão quando o assunto é reciclagem de garrafas PET e de latas de alumínio. De todos os municípios brasileiros, apenas 327 tem um sistema de coleta seletiva.

Um dos principais pontos da reciclagem está na diminuição da exploração de recursos naturais como a areia e árvores, por exemplo, assim como a economia de energia.

A economia através da reciclagem também auxilia a indústria, pois o plástico reciclado consome menos petróleo do que o produzido normalmente e também se vê essa economia na reciclagem do metal. Dessa forma evitam-se gastos com matérias primas caras, como o petróleo e minério de ferro.

Fotos

Coleta Seletiva de LixoColeta Seletiva de Lixo
Lixo reciclávelLixo reciclável
Coleta seletivaColeta seletiva

Pesquisar
Artigos Relacionados