CNPQ Plataforma Lattes

links patrocinados

CNPQ Plataforma Lattes

CNPQ Plataforma Lattes

Sobre o CNPQ

Quem é universitário e possui bolsa de pesquisa ou extensão financiada pela Capes com certeza possui um curriculum lattes. Nele estão contidas todas as informações acadêmicas do estudante, como todos os trabalhos que ele produziu (estando publicados em anais de eventos, revistas, livros, etc.), quantos eventos já participou, organizou, mediou, enfim. Tudo o que é preciso saber sobre a trajetória acadêmica do pesquisador é encontrado no curriculum lattes.

Plataforma Lattes

O curriculum lattes é uma das ferramentas disponibilizadas pela Plataforma Lattes. Ela é uma plataforma de base de dados de currículos de pesquisadores e instituições de ensino, da área de Ciência e Tecnologia. O Lattes surgiu a partir da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de conhecer todos os pesquisadores atuantes no Brasil.

No início o cadastramento das pessoas e instituições era feito através de um formulário de papel, mas com a chegada da internet e da modernização deste tipo de procedimento, entre 1998 e 1999 começou-se a pensar num protótipo do currículo Lattes, totalmente digital. Nesta época, o protótipo atendia pelo nome de CV-Genos.

Esse protótipo de transformou no Sistema de Currículos Lattes, e foi lançado em agosto de 1999. Em maio do mesmo ano, o CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, concordaram com a completa reformulação do novo currículo do CNPq.

Só nos dois primeiros anos de funcionamento, a Plataforma Lattes recebeu mais de 100 mil currículos. É claro que hoje esse número é muito superior, pois o currículo Lattes se tornou indispensável para alunos da graduação e pós-graduação que buscam seguir a carreira de pesquisador.

Vantagens de ter um currículo Lattes

O currículo Lattes ajuda a estabelecer a imagem institucional nos sensos, identifica o perfil do pesquisador com outros profissionais dentro de sua área de atuação; colabora com a formação de grupos de pesquisa e trabalho; e avalia o trabalho do pesquisador. Já para o pesquisador, o Lattes possui uma importância ainda maior.

Com o Lates, qualquer pesquisador pode acessar a produção de outros pesquisadores em qualquer lugar do país. Além disso, através dele é possível conseguir concessão de passagens para eventos, participação de projetos e hoje o Lattes se tornou indispensável para os órgãos de fomento (como a Capes e o CNPq) avaliar o pesquisador e conceder bolsas de estudo.

Lattes Capes

Lattes Capes

Sobre o Lattes Capes

A plataforma Lattes é uma conhecida base de dados aonde são anexados currículos de pesquisadores e instituições que realizam estudos nas áreas de Ciência e Tecnologia no Brasil. O sistema surgiu devido a necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em gerenciar uma base de dados sobre todos os pesquisadores para fazer o credenciamento de orientadores no país.

A união a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aconteceu em 1999 quando ambos acordaram para realização completa de um novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação através da ótica dos indivíduos de um tipo de programa, seja pesquisadores, docentes ou discentes.

O encontro das duas agência proporcionou a modificação do protótipo e resultou no Sistema de Currículo Lates. Nos primeiros anos de operação, no novo sistema teve u aumento em mais de 300% de currículos ligados. Hoje o Lattes é utilizado por diversos acadêmicos que desejam participar de bolsas.

Importância do Lattes Capes

O currículo lates é uma ferramenta que permite a Instituição uma visão facilitada e avaliação curricular do docente e discentes. Os principais benefícios são: estabelecer uma imagem institucional nos sensos, formação de grupos de trabalho e pesquisa, avaliar o trabalhado do pesquisador, diagnosticar o perfil do pesquisador com outros dentro da sua área de atuação.

Já para os pesquisadores, a plataforma Lattes possibilita a visibilidade da produção docente por grupos de pesquisa e consulta em qualquer lugar do país, possibilita a concessão de passagens para efeitos científicos, permite a participação em projetos e de forma geral, os órgão de fomento consultam o currículo Lattes, tornando-se de muita importância para a avaliação da produção científica.

Como criar currículo Lattes Capes

Para criar um currículos Lattes, o usuário deve acessar o site do CNPq. Lá, é só clicar em “Cadastrar”. O usuário será direcionado e preencher o formulário de inscrição. Depois de inscrito, é só adicionar os trabalhos e pesquisas nos grupos indicados.

Quem já possui um currículo na plataforma Lattes, é importante manter o currículo atualizado. A atualização pode ser feita diretamente na página da CNPq.

Pesquisar
Artigos Relacionados