CNPq Currículo Lattes

links patrocinados

CNPq Currículo Lattes

CNPq Currículo Lattes

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, mais conhecido pela sigla CNPq, é uma importante agência que pertence ao Ministério da Ciências e Tecnologia, o MCT, que possui como um dos principais objetivos incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas. Além disso, também é destinada ao fomento à formação de recursos humanos que possibilitem a pesquisa no país.

A história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico está relacionada de uma forma extremamente direta com o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso Brasil contemporâneo.

A agência pertencente ao MCT, possui uma estrutura composta com uma Diretoria Executiva que é responsável pela gestão de todo o CNPq. Além disso, possui também um Conselho Deliberativo que é responsável pela política da instituição.

A comunidade científica e tecnológica do Brasil, além de participar dos órgãos descritos acima, também compõe a equipe que realiza a gestão e a política do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico através dos Comitês de Assessoramente e da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico.

Sobre o CNPq Currículo Lattes

Todos aqueles que pretendem se tornar pesquisadores e docentes sabem que um dos requisitos fundamentais é possuir um Currículo Lattes cadastrado na plataforma do CNPq.
A Plataforma Lattes é uma base de dados onde centenas de currículos de pesquisadores e instituições de todo o território nacional das áreas de ciência e tecnologia estão cadastrados.

Sistema de Currículos Lattes

Esse sistema surgiu de uma necessidade da agência do CNPq. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico precisava de uma forma de gerenciar uma base dados com informações sobre pesquisadores em C&T para o credenciamento de orientadores do Brasil. Dessa forma, o sistema currículos Lattes surgiu.

Em maio do ano de 1999, o CNPq e a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entraram em um acordo sobre a completa compatibilização entre o novo currículo do Conselho e os dados de pós-graduação. Esse acordo entre as duas agências resultou no lançamento, em agosto de 1999, do Sistema de Currículos Lattes.

Como fazer o Currículo Lattes pelo CNPq

Quando o interessado acessa a plataforma Lattes na página na internet do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ele pode fazer uma busca dos currículos que já estão disponíveis no banco de dados.

Além disso, o site do CNPq ainda permite que o internauta verifique a distribuição gráfica, compare os dados de instituições, verifique a evolução nas formações, busque pelos diretórios das universidades e dos grupos de pesquisa e muito mais.

Para cadastrar o currículo no CNPq é muito simples – basta ler um termo de adesão e fazer, em seguida, um cadastro rápido. Depois disso, o interessado deverá responder diversas perguntas que irão compor o seu currículo. Por se tratar de um questionário consideravelmente longo, a plataforma permite que o usuário, caso queira, continue a responder as questões em diferentes momentos. Para isso, basta que ele salve os dados.

Fotos

CNPq Curriculo LattesCNPq Curriculo Lattes
O curriculo lattes foi inaugurado em 1999O curriculo lattes foi inaugurado em 1999
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Pesquisar
Artigos Relacionados