CNPJ: consulta e como tirar

links patrocinados

O CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é o documento de identidade de uma pessoa jurídica, onde constam suas informações cadastrais que possam interessar as administrações tributárias dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União.

Qual o meu tipo de CNPJ?

CNPJ: consulta e como tirar

CNPJ: consulta e como tirar

Antes de tirar o CNPJ, é importante definir qual tipo de serviço à pessoa jurídica oferecerá e, a partir dai, decidir o formato que melhor se adapta a suas necessidades. Os formatos mais comuns de CNPJ são o de empresa, que funciona para quem deseja criar seu próprio negócio; o de consultor regime PJ, que é ideal para quem trabalha somente para uma empresa, mas sem vínculo empregatício; e o representante comercial, que engloba pessoas que representam uma empresa e vendem seus produtos, mas também sem vínculo empregatício.

Decidido isso, é preciso escolher também qual o tipo de CNPJ que você deseja abrir. No Brasil, existem cinco tipos disponíveis: Sociedade Ltda, Sociedade Anônima (S.A.), MEI, Sociedade Individual e Empresário Individual. E antes de entrar na parte burocrática, é preciso definir também em qual regime tributário seu negócio se encaixa: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real ou o MEI, que paga uma taxa fixa mensal, mas é restrito ao faturamento de R$ 60 mil por ano.

Como tirar seu CNPJ?

A criação do seu CNPJ pode levar de 1 a 3 meses para ser aprovada em todas as instâncias e deve ser realizado por um escritório de contabilidade especializado no assunto. O prazo varia bastante também de acordo com o município em que você reside. Então fique atento a todas essas informações na hora de dar entrada ao processo.

Após definir o perfil da sua pessoa jurídica, será necessária a Criação do Contrato Social, onde estará exposto qual o tipo de empresa, a definição do CNAE e tributação, a descrição dos sócios e o fechamento do capital social inicial. Em seguida, será feita a análise e o registro na entidade de classe, como, por exemplo, na classe da engenharia, contabilidade, medicina, etc. Para finalizar o processo, será necessário também fazer três registros: na Receita Federal, no Estado e no Município.

CNPJ: consulta e como tirar

Como consultar?

A consulta do cadastro de um CNPJ pode ser feita de uma maneira muito simples através do site da Receita Federal.

Basta acessar a página, ir à opção “SERVIÇOS”, escolher “Empresa”, clicar na opção “Consultas” e, em seguida, escolher qual o tipo de consulta que deseja fazer.

No site existe a opção de “Consulta Situação Cadastral”, onde você será redirecionado a uma nova página onde deverá digitar o CPNJ sem pontos ou traços, fazer uma confirmação digitando os caracteres que aparecerão em uma imagem e depois clicar em “Consultar”. Depois disso, surgirão na tela as informações básicas do cadastro da empresa e se ela está ativa ou não no momento.

CNPJ: consulta e como tirar

Mais informações

Para tirar qualquer dúvida sobre a parte burocrática de sua empresa, basta acessar o site da Receita Federal no menu “SERVIÇOS” e na opção “Empresa”. Lá estão disponíveis todos os serviços que podem ser feitos através da Receita e todas as dúvidas frequentes dos usuários.

CNPJ: consulta e como tirar

Pesquisar
Artigos Relacionados