CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica

Sobre CNPJ

CNPJ

No Brasil e em todo o mundo o uso das siglas é muito comum. As pessoas ouvem falar muito diariamente sobre CNPJ, mas será que todos sabem realmente do que se trata essa sigla? Pois bem CNPJ significa Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Trata-se de um número que é único em todo o Brasil que serve de identificação para a “pessoa jurídica”, ou seja, empresas de uma forma geral, condomícios, órgãos públicos, etc. Esse número cadastra essas pessoas jurídicas na Receita Federal do Brasil, que é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

O que compreende o CNPJ

Esse cadastro, o CNPJ, compreende todas as informações das pessoas jurídicas que são de interesse dos órgãos nas administrações tributárias tanto da União quanto dos Estados, do Distrito Federal e também dos Municípios. Esses órgãos em geral usam o cadastro do CNPJ das empresas para exercer todas as obrigações de tributos, fiscais, trabalhistas e muito mais. O CNPJ compreende um meio de “controle” das empresas e pessoas jurídicas em geral que são criadas e atuam em todos os estados do país.

Antes do CNPJ existia o CGC

Mesmo antes da criação do CNPJ o controle de cadastros de pessoas jurídicas ja era feito. Isso era feito através do CGC, Cadastro Geral de Contribuintes. A sua importância e a sua aplicaçaõ também eram as mesmas do CNPJ em todo o Brasil e desde aquela época já eram exigido das empresas e pessoas jurídicas de tod o país. O CNPJ hoje tem importância tamanha para a empresas, pois o número do CNPJ deve ser informado em todas as notas fiscais da empresa e também em todas as embalagens de produtos produzidos pela empresa.

O que consta no CNPJ

O CNPJ traz algumas informações primordiais para os órgãos da administração pública, em todas as esferar, e também para clientes das empresas, fornecedores, etc. O CNPJ funciona como se fosse uma identidade pessoal da empresa e por essa identidade são informados dados de data de abertura da empresa, nome, o título (nome fantasia), o código, o CNAE (descrição da atividade econômica principal da empresa), as informações sobre atividades econômicas secundárias (somente se a empresa tiver), e por fim informações sobre a natureza jurídica da empresa, o endereço oficial e a situação cadastral da empresa.

É possível fazer a consulta ao CNPJ pela internet

Para facilitar o acesso às informações do CNPJ de qualquer empresa, o site da Receita Federal do Brasil tem a possibilidade de consulta ao CNPJ. O objetivo da página é o de permitir a amissão de um comprovante de inscrição e também da situação cadastral de qualquer pessoa jurídica. Com isso as empresas comprovam a sua regularidade, e clientes podem consultar essa regularidade no site através do número do CNPJ da empresa. Para fazer a consulta ao cadastro CNPJ pela internet no site da Receira Federal basta digitar o número completo do CNPJ, digitar uma imagem de segurança e clicar em “consultar”.

Fotos

Confira Fotos sobre CNPJ:

Benefícios CNPJ Ficha CNPJ Cartão CNPJ Modelo CNPJ

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados