CNH – consulta, pontos e renovação da CNH

links patrocinados

CNH

Aqui neste texto sobre CNH consulta pontos para renovação CNH, você vai descobrir como consultar seus pontos de CNH e como fazer a renovação da CNH.

O que é CNH

CNH é uma sigla que significa Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida popularmente como carteira de motorista. No Brasil ela é obrigatória para qualquer pessoa que deseje dirigir veículos motorizados. Ela pode ser retirada em qualquer cidade ou estado, que terá validade em todo o território nacional, por qualquer pessoa que se enquadre às características:

* Ter mais de 18 anos
* Saber ler e escrever
* Possuir documento de identidade
* Possuir número de CPF

Existem cinco diferentes categorias de CNH: A, para quem deseja dirigir moto; B, para quem deseja dirigir somente automóveis; C, para dirigir caminhões e D, para quem deseja dirigir vans, ônibus e realizar transporte de passageiros.

Pontuação CNH

O código de trânsito brasileiro funciona por pontuação de infração. Caso a pessoa alcance 20 pontos ela perde a carteira de motorista. Os pontos tem duração de 1 ano, não acumulam por toda a vida. Cada tipo de infração tem uma pontuação:

Infração leve: 3 pontos
Infração média: 4 pontos
Infração grave: 5 pontos
Infração gravíssima: 7 pontos

Quando o motorista atinge 20 pontos, ele precisa passar por cursos de reciclagem e fica impedido de dirigir por um tempo. Caso ele seja pego dirigindo neste período sua carteira será cassada e ele ficará impedido de dirigir durante 2 anos. A suspensão também acontece se o motorista fizer alguma infração gravíssima que obrigue a suspensão, como, por exemplo, dirigir embriagado.

Como consultar a Pontuação CNH

Para consultar a pontuação, é muito simples. Basta acessar o site do Detran do seu estado e preencher o formulário com seu número de habilitação. Todos os dados irão aparecer detalhadamente. Número de multas, pontos, etc. Caso você queira consultar as multas do veículo, basta acessar com o número do RENAVAM.

Como fazer a renovação da CNH

Nunca trafegue com a sua carteira de motorista vencida. Você pode dirigir com sua carteira vencida por no máximo 30 dias. Se for pego dirigindo com a CNH vencida levará uma multa e estará cometendo uma infração considerada gravíssima, ou seja, perderá 7 pontos em sua CNH.

A renovação de uma CNH é algo bastante simples. Basta que você acesse o site do Detran do seu estado e imprima o formulário de renovação. Ele pode ser impresso até 30 dias antes do vencimento de sua CNH. Você ainda pode ir diretamente ao Detran mais próximo.

Com o formulário em mãos, você precisa pagar o boleto referente a renovação da carteira e ir até o Detran. Lá eles também informarão caso você precise fazer exames médicos de visão ou algum curso de reciclagem, como Direção defensiva, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito ou qualquer outro curso equivalente, reconhecido pelo Detran.

Depois, você irá comparecer para tirar uma nova foto e suas impressões digitais serão novamente coletadas. Se você for motorista de passageiros ou taxista, vai precisar fazer um exame psicológico.

Caso seus exames sejam todos aprovados, basta esperar seu documento chegar em casa ou então você pode comparecer ao Detran para retirar sua nova CNH.

Mas atenção! Não se esqueça de levar seus documentos pessoais para fazer a renovação da CNH. O documento de identidade deve estar em perfeitas condições, com foto atual. Caso o atendente não consiga reconhecê-lo em sua identidade você irá precisar retirar outra via do documento antes.

GD Star Rating
loading...
CNH - consulta, pontos e renovação da CNH, Nota: 4.1 de 5 com 25 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados