CNH – consulta, pontos e renovação da CNH

CNH

Quem deseja poder dirigir no Brasil, precisa ter autorização do DETRAN que demonstra a aptidão do motorista. Dessa forma, a pessoa precisa ter a Carteia Nacional de Habilitação (CNH), popularmente conhecida como carta ou carteira de motorista. Este documento atesta o cidadão para conduzir qualquer tipo de veículo automotor terrestres, como carros e motocicletas.

A CNH é obrigatória para qualquer condutor de um desses tipos de veículo. O documento é composto pela fotografia que identifica o motorista e também os demais documentos, como nome, numero da identidade, CPF, numero da CNH e necessidade de uso de lentes corretivas para a condução.

Além da identificação, a CNH funciona como um histórico do motorista. Em caso de multas, os pontos ficam listados no documento. Para retirar o documento, o condutor precisa fazer o curso de condução em uma autoescola autorizada pelo Detran. Depois de apto, é preciso fazer a renovação na data indicada.

Consulta CNH

Com a CNH é possível realizar diversos tipos de consulta, como status do processo de emissão do documento, de renovação e também de pontos qu constam na carteira. A consulta pode ser feita diretamente no site do Detran, aonde o usuário pode conferir todos esses dados. Também é possível consultar através do atendimento ao clientes por telefone ou pessoalmente em uma unidade do Detran ou Ciretran.

Renovação CNH

É muito importante que o condutor faca a renovação do seu documento na data que esta listada na CNH. Se a data expirar e a habilitação não tiver sido renovada, o condutor deixa de estar apto a dirigir. Depois da data listada, a pessoa tem o prazo de 30 dias para fazer a renovação e continuar dirigindo.

Para a renovação, o condutor precisa fazer a solicitação diretamente no Detran ou na autoescola de sua preferencia. Para esta etapa, é necessário passar pelo teste médico. É necessário fazer o pagamento da taxa indicada que pode ser consultada no site.

Pontos CNH

O condutor possui o limite de 20 pontos na sua carteira. Cada vez que ele realiza uma infração, os pontos serão adicionados ao documento e permanecem nele durante um ano. Se a pessoa ultrapassar, ela fica com a CNH suspensa. É importante observar que existem diversos graus de pontuação de acordo com a gravidade da multa.

GD Star Rating
loading...
CNH - consulta, pontos e renovação da CNH, Nota: 4.1 de 5 com 25 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados