CNAE

links patrocinados

CNAE

CNAE

Sobre o CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é o sistema adotado por órgãos federais, estaduais e municipais para padronizar os setores industrial, comercial e agropecuário brasileiros.

A CNAE vem sendo utilizada desde 1995. A partir de dezembro de 2010 passou a vigorar a CNAE 2.0, com uma reformulação de subclasses – algumas foram incluídas, outras excluídas – e alteração no sistema de códigos.

Como funciona a CNAE

Para toda empresa entrar em funcionamento é necessário o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou CNPJ. Neste documento, dentre diversas informações, é necessário que se especifique em qual área atua a empresa. Isso é feito através da CNAE. No site da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), o usuário pode buscar, em uma imensa lista, qual atividade sua empresa exerce.

A CNAE se inicia por uma letra, que determina as seções, como Educação ou Agricultura. Na sequência há as divisões – no caso de Educação, por exemplo, pode-se escolher entre Ensino Médio, Educação Superior e diversos outros. O próximo grupo são as subclasses – por exemplo, a Educação Superior possui subclasses como Graduação, Pós-Graduação e Extensão. No final deste percurso o usuário recebe um código, que é exclusivo daquela atividade.

Importância da CNAE

A CNAE auxilia o Governo Federal a obter informações sobre o andamento dos setores de produção e consumo do Brasil. Estas informações auxiliam na definição de tributos e dão um panorama do desenvolvimento do país.

Em última instância, os resultados apresentados pela CNAE podem se tornar indicadores de políticas públicas, por mostrarem quais setores necessitam de apoio e quais estão se desenvolvendo adequadamente.

A lista de atividades elencadas pela CNAE é simples e interativa. Entretanto, devido ao grande número de subclasses, o usuário pode acabar se confundindo na hora de estabelecer o código para sua atividade. Se você está com dúvidas, acesse o site da CONCLA, onde há uma série de informações que ajudarão no preenchimento do formulário.

CNAE Atualizado

CNAE Atualizado

Sobre o CNAE Atualizado

O governo organiza várias ferramentas para garantir o bom andamento do país. Essas ferramentas ajudam na organização de identificação de vários setores. Tudo isso, resulta em maior eficiência na troca de informações para compreendermos o que está acontecendo no Brasil e de que forma isso acontece.

Uma dessas formas de organização é o CNAE (Classificação de Atividades Econômicas). Ele é um instrumento de classificação para a identificação de unidades produtivas do Brasil, sob a ótica das atividades econômicas que estão em atividade. É uma tabela desenvolvida pelo IBGE.

O objetivo principal do CNAE é organizar harmoniosamente todas as informações econômicas em um âmbito nacional, podendo assim, serem transmitidas para outras federações. O modelo adotado é compatível com o ISIC (Internacional Standard Industrial Classification), aprovado pela Comissão de Estatística das Nações Unidas.

CNAE-Fiscal e seu uso

O CNAE-Fiscal é a forma detalhada do CNAE, organizando assim em subníveis as atividades da CNAE. Ele age através da troca de informações entre as três esferas do governo. O objetivo é dar consistência sobre as informações relativas às atividades de administração pública e atividade políticas.

Todos os serviços econômicos realizados no país contemplam a tabela de códigos da CNAE-Fiscal. Atividades realizadas por estabelecimentos agrícolas e empresariais, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e trabalhadores autônomos devem contemplar e estar presentes no livro da CNAE.

Todas as ações econômicas são recomendadas a participar e adotar o CNAE, garantindo a padronização das informações.

Atualização do CNAE

As informações referentes ao CNAE são atualizadas a partir da participação dos órgãos que utilizam o modelo, considerando alguns critérios de importância econômica, atividades regulamentadas por órgão oficial e as necessidades de acompanhamento setorial. Uma das atualizações faz referência a aplicação de busca do código “Pesquisa CNAE-Fiscal”, que se desenvolve a partir de novas descrições de atividades e sugestões.

Já a atualização da tabela faz parte de outra forma de atualização do sistema. Dessa forma, cria-se novas classes e sub-classes, bem como é possível fazer a extinção de códigos que já não condizem com a realidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados