CNAE IBGE

links patrocinados

CNAE IBGE

CNAE IBGE

Sobre o CNAE IBGE

IBGE, Instituto Nacional de Geografia e Estatística, é uma fundação pública da administração federal brasileira. Ela foi criada no ano de 1934 e somente instalada dois anos mais tarde. Primeiramente, ela ganhou o nome de Instituto Nacional de Estatística. O nome foi modificado já anos depois, em 1938, sendo que sua sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Grande incentivador da criação do IBGE

O grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. Márcio ainda exercia a profissão de advogado. As atribuições do IBGE estão ligadas diretamente nas estatísticas sociais, demográficas e econômicas, além da geociência.

Ela é responsável por diversos censos, organizando as informações obtidas, que por sua vez são utilizadas das mais diversas formas possíveis, como para os governos federais, estaduais e municiais, instituições públicas e privadas, além do público em geral. Entre a missão do IBGE está a tentativa de retratar o país com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade para o bom exercício da cidadania.

Estrutura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é formada por vinte e sete unidades estaduais, sendo que vinte e seis estão nas capitais dos estados e uma no Distrito Federal. Sua composição ainda vai da mesma forma para setores de documentação e disseminação de informações e para as supervisões de base territorial.

CNAE IBGE

O CNAE é uma das pesquisas que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística oferece através do seu site. Através dele é possível pesquisar códigos ou atividades econômicas na CNAE.

Através da pesquisa é possível buscar, utilizando códigos ou palavra-chave, várias atividades econômicas como empresas privadas e estatais como Banco do Brasil, Banco central do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, entre tantos outros. O banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é de Dezembro de 2010, quando foi realizado o último censo demográfico no país.

O censo demográfico é uma das pesquisas mais importantes realizadas pelo IBGE. Sua função primordial é fazer a contagem da população brasileira. Entretanto, a cada pesquisa feita aumentam as informações obtidas pelo Instituto. Nesta última, foi recolhida todas os empreendimentos possíveis.

CNAE IBGE

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é uma fundação do governo federal brasileiro. Ele foi criado no ano de 1934, porém suas instalações só foram ficar prontas dois anos mais tarde, em 1936. O primeiro nome que levou o IBGE foi de Instituto Nacional de Estatística e teve como principal incentivador para que a ideia saísse do papel, o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas.

Localização

Mais dois anos pra frente e o nome do novo Instituto acaba por mudar. Desta vez, ele começa a ser chamado como hoje o chamam, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sua sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro, na unidade federativa do Rio.

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística faz parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele emprega em todo o território brasileiro mais de 10 mil funcionários, e tem como Presidente da fundação o funcionário de carreira da instituição, Eduardo Pereira Nunes, sendo nomeado no ano de 2003 pelo ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem um orçamento anual de 1,5 milhões de reais. Entre as suas atribuições estão as estatísticas sociais, econômicas, demográficas e geociências.

Com isso, faz parte do trabalho do IBGE a realização dos diversos censos no território brasileiro, visando assim suprir dados nos três níveis de esfera pública: municipal, estadual e federal. Os seus dados ainda são disponíveis para outras instituições, bem como para o público geral.

CNAE IBGE

O CNAE, Classificação Nacional de Atividades Econômicas, disponibilizado pelo IBGE, tem como objetivo trazer dados importantes tanto para a esfera pública quando para a privada. Através do site do IBGE, a fundação disponibiliza a pesquisa na CNAE. Para realizar esta pesquisa, basta acessar o site do CNAE IBGE, e pesquisar por palavra chave ou ainda através de um código.

Este banco de dados disponível no site do IBGE foi realizado no último censo demográfico no ano de 2010. O Site disponibiliza uma nota explicativa do assunto pesquisado, e ainda outras informações como Seção, Divisão, Grupo, Classe e subclasse.

Pesquisar
Artigos Relacionados