CNAE Concla

links patrocinados

CNAE Concla

CNAE Concla

A Concla é um órgão intitulado Comissão Nacional de Classificação, que tem como principal função organizar os dados e resultados de estatísticas obtidos por diferentes institutos (como, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas com um foco administrativo e econômico. Criada no ano de 1994, a Concla serve como guia principal e responsável por várias outras seções, como: Classificação Brasileira de Ocupações (conhecida por CBO), a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (intitulada CID – 10), Lista de produtos e serviços Industriais (Prodlist), a Classificações de Despesas de Consumo de Acordo com a função, bem como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE, que também se divide em fiscal e domiciliar).

A Concla é regido pelo IBGE, embora muitos outros órgãos de pesquisa estejam relacionados: segundo o site oficial, são mais de quinze ministérios que dependem do funcionamento adequado da Comissão. O uso dessas informações podem ser publicadas em estudos, utilizadas em informativos em geral (notícias, reportagens, panfletos turísticos, etc.), bem como ajuda a fazer um mapeamento da situação no país, em determinada região ou ainda em uma cidade específica de acordo com sua área de atuação econômica.

Apesar de ter sido criado em 1994, a Concla foi regularizada apenas no ano seguinte. No ano de 2000, houve uma reforma com relação aos planos de longo prazo, além da criação de melhorias para uniformizar as ações da mesma forma que se tentava padronizar as regras e estatísticas. Ssegundo informações ainda daquela época, a Concla surgiu a partir de modelos utilizados nas Nações Unidas que ajudavam a processar os dados e estatísticas mais rapidamente caso tivessem características em comum. Visando a melhoria, portanto, o Brasil segue nos anos noventa os passos de outros países para implementar a Comissão.

Mais informações

Dentro da Concla, existe a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que são dados sobre a questão financeira tanto de órgãos públicos e tributários, como de empresas privadas e também de domicílios. O último caso vale como registro da situação no país e comparativo com outros países, enquanto que as outras duas visam regulamentar e registrar as ações envolvendo grandes transações.

Segundo o site oficial da CNAE, existem atualmente mais de mil e trezentas subclasses específicas (divididas em áreas de serviço como: serviços domésticos, indústrias extrativas, atividades imobiliárias, eletricidade e gás, educação, construção, alojamento e alimentação, atividades profissionais científicas e técnicas, saúde humana e serviços sociais, entre muitas outras. Cada atividade possuem um código, que deve então ser escolhido pelo indivíduo ou pessoa jurídica para que a partir daí se entre em maiores detalhes financeiros.

No site oficial do CNAE você pode não apenas solucionar dúvidas gerais, mas também visualizar resoluções da Concla que irão te ajudar no sentido de dar as informações mais completas e de acordo com a sua área, principalmente na seção de dúvidas mais freqüentes, que geralmente envolve área de atuação da empresa e definições afins como as de códigos específicos ou a ausência deles. Basta entrar no site oficial para se informar melhor sobre qual código está de acordo com a prestação de serviços da sua empresa ou indústria.

Fotos

CNAE ConclaCNAE Concla
ConclaConcla
Ocupações Ocupações

Pesquisar
Artigos Relacionados