CNA

CNA

CNA

Sobre o CNA

O CNA, Cadastro Nacional dos Advogados é um sistema disponível pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. Neste cadastro está disponível a lista de todos os advogados do Brasil, informando se o profissional está apto ao exercício legal da profissão.

Ordem dos Advogados do Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade que representa toda a classe de advogados do território brasileiro. É este órgão o responsável pela regulamentação da advocacia no país.

História da Ordem dos Advogados do Brasil

A sua história está vinculada a criação do Instituto dos Advogados do Brasil, IAB. Este órgão foi criado no dia 7 de agosto de 1843, através de ato oficial . Ela é a instituição máxima do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil O primeiro presidente do IAB foi o Visconde de Jequitinhonha, Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.

Este instituto instituiu a Ordem dos Advogados do Brasil somente 87 anos depois da sua previsão. O ato ocorreu no dia 18 de novembro de 1930, através do ato executado pelo Chefe do Executivo Nacional, Getúlio Vargas, que chegou ao poder depois da Revolução de 1930, um mês antes desta data.

Composição da Ordem dos Advogados do Brasil

Hoje a Ordem dos Advogados do Brasil é uma autarquia federal de caráter corporativista, assim como o Conselho Federal de Medicina, o CFM e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA. Ela está configurada com Seções presentes em cada um dos estados brasileiro.

Sua atuação recente vem frente a redemocratização do país, principalmente buscando a eficácia às disposições da Constituição de 1988. A Ordem dos Advogados do Brasil lutou para que fosse aprovado o Estatuto da OAB e o da Advocacia. Estes dois estabelecem os direitos e deveres dos advogados, assim como os fins e a organização da autarquia federal.

CNA

O Cadastro Nacional dos Advogados está disponível para consulta no próprio site da Ordem dos Advogados do Brasil. Lá será possível verificar todos os advogados regularmente escrito na instituição, bem como os estagiários regularmente escritos. Para fazer a consulta a pessoa terá que estar com porte do número da OAB do advogado, seu nome completo, além de saber qual a Seção que o advogado está regularmente inscrito.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados