CMT Transportes

links patrocinados

CMT Transportes

CMT Transportes

Sobre a CMT Transportes

Em São Paulo, o transporte público é operado pela CMT, Consórcio Metropolitano de Transportes. Criado em 2004, o consórcio consiste na junção de 45 empresas de ônibus que atuam em 39 cidades da região metropolitana e a capital.

Numa região tão grande quanto São Paulo e as cidades do entorno, era necessário que um consórcio de transporte público fosse criado para que houvesse uma regulamentação maior. Foi com esse objetivo que o CMT foi criado, a princípio, para assumir a administração e a gerência do vale transporte metropolitano.

Essa atitude permitiu que um único tipo de cartão pudesse ser utilizado nas 45 empresas de transporte coletivo que compõem o consórcio, facilitando a vida dos usuários que usava diariamente os ônibus para ir trabalhar em outra cidade.

Em números totais, este único bilhete de vale transporte dá acesso a 4.600 ônibus intermunicipais. O público potencial é de 18 milhões de pessoas, o que representa em torno de 10% da população brasileira, e efetivamente mais de 500 milhões de usuários utilizam anualmente as cerca de 600 linhas e serviços do convênio.

Esta é a terceira maior rede de transporte coletivo no país, ficando atrás apenas do sistema de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por isso, oferece emprego a mais de 24 mil pessoas e gera impostos que chegam aos R$40 milhões.

Atuação e Empresas

O CMT atua em diversas áreas da região metropolitana de São Paulo. A Área 1 é composta de Cotia, Embu-Guaçu, Juquitiba, Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

A Área 2 atua nas cidades de Barueri, Caieiras, Francisco Morato, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba, Cajamar, Carapicuíba, Franco da Rocha, Jandira e Pirapora do Bom Jesus. Os ônibus da Área 3 rodam pelas cidades de Arujá, Mairiporã, Guarulhos e Santa Isabel.

As cidades da Área 4 são Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. E os municípios da Área 5 são Diadema, Ribeirão Pires, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo.

Bilhetes

O CMT trabalha com seis tipos diferentes de cartão transporte. São eles o vale transporte, o comum, o sênior, o empresarial, o escolar e o especial. O vale transporte tem créditos para as linhas intermunicipais e é entregue pelas empresas aos funcionários. O comum pode ser adquirido por qualquer pessoa que utilize os ônibus intermunicipais e que faça o pagamento em dinheiro.

O sênior é um cartão que garante a gratuidade da passagem aos idosos. O empresarial é entregue pelas empresas aos funcionários. A diferença é que este tipo de cartão não está vinculado ao usuário e sim à empresa. O escolar pode ser adquirido por professores e alunos e garante 50% de desconto na passagem. E o especial é voltados aos portadores de deficiência que têm o direito de utilizar o transporte público gratuitamente.

Pesquisar
Artigos Relacionados