Climatempo previsão do tempo para Varginha

links patrocinados

Climatempo previsão do tempo para Varginha

Atualmente, saber como vai ficar o tempo para um dia específico ou uma semana em particular já faz parte da vida do brasileiro. Por isso, vamos utilizar o recurso Climatempo previsão do tempo para Varginha. A Climatempo é considerada a maior empresa privada de previsão do tempo e análises meteorológicas da América Latina.

Com profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência, o grupo desenvolveu a sua própria maneira para fazer as previsões do tempo. Através de um modelo matemático e com o auxilio de um supercomputador, realiza previsões para 15 dias em apenas uma hora com maior precisão dos serviços.

Varginha e o tempo

Na cidade de Varginha as estações do ano são bastante definidas. No inverno, percebe-se um clima frio e seco e no verão, o ar é mais quente e temperado, e as chuvas costumam ser bem distribuídas. Isso favorece para que haja uma pluviosidade significativa ao longo de todo o ano, mesmo no mês considerado mais seco. A média anual de pluviosidade é de 1400 mm.

A temperatura média no município normalmente fica em torno dos 20° C e pode chegar próxima de 0° C no inverno. Conforme o site do Climatempo, entre os meses de setembro de 2010 até maio de 2014, as chuvas mantiveram-se normais e na média. A temperatura ficou dentro do esperado no registro histórico, variando entre 13° C e 27° C e as rajadas de vento permaneceram entre 56 km/h.

O clima e o café

A cidade de Varginha é conhecida pela sua produção de café. Porém, nos últimos meses, devido ao racionamento de água do país, o município teve que adaptar os seus meios de produção. Com uma visão voltada para daqui a alguns anos, foi desenvolvida pelas instituições do Consórcio Pesquisa Café a tecnologia do manejo do mato nos cafezais e aplicada pelos cafeicultores da região. Essa opção utiliza pouca energia, pois através da conservação do solo, proporciona uma melhora na irrigação.

O vínculo entre o custo da energia e do óleo diesel está ligado diretamente ao aumento do dólar, dos fertilizantes e dos insumos que acompanham a moeda. E como o preço do café não é influenciado pela elevação desses custos, essa nova tecnologia torna-se importante porque permite uma diminuição dos custos de produção, em especial nos momentos de estiagem e de restrição hídrica.

Varginha e o veranico

Muito embora o município tenha um histórico favorável de chuvas, o veranico também se faz presente neste lugar. Conhecido também como veranito, é um período caracterizado pela estiagem e que vem acompanhado por um calor que varia ente 25° C e 35° C e pela baixa umidade relativa do ar.

Nos últimos anos, esse fenômeno tem ocorrido principalmente nas regiões cafeeiras, que é o caso de Varginha. Coincidindo, ainda, com o período em que a ferrugem (doença que ataca os cafeeiros) encontra-se em evolução na folhagem das plantas. Essa fase acontece nos meses de dezembro a fevereiro.

Com o registro de temperaturas mais altas e úmidas, a falta ou a escassez da chuva causa mais estresse nas plantas e com isso, a ferrugem é beneficiada. Logo, sem o seu devido controle, os danos podem ser irreversíveis.

Balanço meteorológico

Para finalizar, segue um balanço meteorológico da cidade de Varginha. As informações são baseadas no site do Climatempo. O mês considerado o mais seco é julho e tem aproximadamente 20 mm de precipitação. O mês de maior precipitação é dezembro, com uma média de 262 mm.

No município, o mês mais quente do ano é janeiro, com uma temperatura média de 23° C. No mês de junho, ela fica em torno dos 16° C e é considerada a mais baixa durante todo o ano. Numa comparação entre o mês mais seco e o mês mais chuvoso, percebe-se que há uma diferença significativa de precipitação de 242 mm. As temperaturas médias variam 6.8° C ao longo do ano.

Climatempo previsão do tempo para Varginha Previsão do tempo para Varginha

Temperatura em Varginha

Climatempo- Varginha

Previsão do tempo para junho- Varginha

Pesquisar
Artigos Relacionados