Climatempo: previsão do tempo para Francisco Beltrão

links patrocinados

Climatempo: previsão do tempo para Francisco Beltrão

Clima temperado marca a previsão do tempo em Francisco Beltrão

Verões chuvosos e quentes e invernos um pouco mais secos e amenos. É esse clima temperado que impera sobre Francisco Beltrão, um município situado no sudoeste do Paraná. A cidade também possui algumas alcunhas, como Chico Beltrão ou simplesmente Beltrão e fica a aproximadamente 492 km de Curitiba. Saiba mais sobre o Climatempo Previsão do tempo para Francisco Beltrão.

Durante o inverno, a temperatura desce, no máximo, aos -3º C. A média máxima não passa dos 18º C. Já nos verões, os termômetros marcam temperaturas acima de 22º C. Nas áreas de Francisco Beltrão que ficam acima de 850m de altitude, é mais frequente que o clima seja temperado úmido com verão temperado, classificação climática denominada de CFB.

De acordo com as estimativas produzidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e divulgadas pelo site Climatempo, nos últimos 30 anos os meses com menores temperaturas foram maio, junho, julho e agosto. Maio e junho marcaram 12º C, julho marcou 11º C e agosto 13º C. Já as temperaturas médias máximas ficaram para os meses de dezembro e março (28º C), janeiro e fevereiro (29º C).

Veja como são os verões e os invernos em Chico Beltrão

Quando é verão em Francisco Beltrão, o comum é que as temperaturas não passem dos 30º C. No entanto, já foram feitos registros de até 38,3º C no ano de 1985. As chuvas de verão são frequentes nessa época do ano, provocadas por conta do calor. Não é difícil que ocorram chuvas pesadas na cidade. Contudo, nos verões de 2004, 2005 e 2006, as chuvas irregulares fizeram com que houvesse prejuízos na agricultura, especialmente para o cultivo da soja e do milho. O calor geralmente começa em meados de outubro e dura até o final de março.

Quanto ao inverno, a temperatura mínima registrada foi -5º C, do ano de 1975. Inclusive, 1975 foi a última vez em que a neve resolveu cair no município, conforme registros realizados. Pode-se dizer, de maneira geral, que os dias de inverno na cidade, são amenos. As manhãs e as noites são mais frias, mas o sol costuma aparecer durante o dia.

Segundo as estimativas do Climatempo, os meses mais chuvosos de Francisco Beltrão, nas últimas três décadas, foram outubro, maio e novembro, com precipitações de 262, 202 e 198 mm, respectivamente. Em relação aos meses mais secos, agosto, com 121 mm; julho com 142 mm e março com 149 mm marcam as menores precipitações.

Em Francisco Beltrão, os ventos só aparecem em dias de tempestade

Diferentemente de outras cidades do Paraná, onde costuma ventar bastante, como Apucarana, Cascavel e Clevelândia, o município de Francisco Beltrão apresenta ventos de fraca intensidade. Isso acontece porque a parte urbana da cidade está em um tipo de “bacia”, onde ao redor há morros com altitudes de aproximadamente 100m maiores que os da região central. Por isso, os ventos só dão as caras, de fato, quando uma tempestade chega.

A cidade apresenta 735 km² de extensão. Desses, 30 km² pertencem à área urbana, que está localizada próxima ao município de Marmeleiro. São 5 km que separam um município do outro. Por isso, é comum que haja integração entre as duas cidades.

Hidrografia de Francisco Beltrão

A região é agradável e Beltrão não pode reclamar da falta de rios, pois a cidade é bem abastecida. A serra que divide o município e as bacias hidrográficas da cidade é a do Jucutinga, sendo que a Bacia do Marrecas é a principal responsável por abastecer a cidade. Pela margem direita da Bacia, temos alguns riachos, como o Urutago e o Lonqueador, além de outros. Já pela margem esquerda, existem alguns afluentes, que é o caso do Rio Quatorze, Rio Santa Rosa, Rio do Mato e Rio Turna.

Climatempo: previsão do tempo para Francisco Beltrão Climatempo Francisco Beltrão

Previsão do tempo para quinta e sexta- feira

Temperatura mínima

Previsão do tempo para o final de semana

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados