Clima Tempo SC

links patrocinados

Clima Tempo SC

Clima Tempo SC

Sobre o Clima Tempo SC

Desde o início das civilizações a previsão do tempo é encarado como um fenômeno de curiosidade. Até hoje algumas comunidades entendem as variações climáticas como manifestações de algo superior, o reflexo de como os seus deuses se sentiam com a comunidade e as gratificações ou castigos. Porém, a ciência começou a estudar cada fator que determina no tempo e chegou a conclusões científicas sobre o assunto.

Importância da previsão

Com a tecnologia, as informações sobre as previsões do tempo começaram a ser divulgadas nos meios de comunicação para tornar os dados mais acessíveis e de conhecimento geral. Assim, aquele que tem acesso a tal informação pode inclusive repassar aos outros que não estão informados.

A partir disso, a previsão do tempo passa a ter a sua função de serviço. Com a divulgação das informações sobre temperaturas, possibilidade de chuvas ou não, entre outros dados, a população pode se preparar para as condições que enfrentarão no dia seguinte.

Um canal que prioriza divulgar a previsão do tempo de diversas regiões do país é o Climatempo, com portal na internet e informações variadas. Um dos estados abrangidos pelo conteúdo do site é a região de Santa Catarina, que conta com o litoral e sofre influências das características marítimas.

Variedade de opções

Para conseguir passar um apanhado geral sobre a realidade dos estados, ao invés de limitar todo o conteúdo às cidades, o Climatempo publica em forma de notícias as informações gerais da região como um todo. Assim, aqueles que querem ter apenas uma noção de como está o clima em Santa Catarina pode procurar pela publicação diária a respeito do estado.

Além disso, também em forma de notícias o portal publica algumas informações sobre determinadas cidades específicas. Assim, o usuário não fica limitado à interpretação dos dados climáticos, como também tem a opção de se informar pela leitura.

De qualquer maneira, ao inserir o nome de um município específico de Santa Catarina no site do Climatempo as informações restritas àquele lugar e durante o período de alguns dias também podem ser verificadas. Portanto, os internautas que busca este site tem a oportunidade de agregar conhecimento climático de diversas maneiras.

 

Enchente em Santa Catarina 2011

Todo o ano, em épocas de muitas chuvas, vê-se nos noticiários alguns estados brasileiros entrando em estado de alerto devido aos estragos causados pelo grande volume de água. Alguns estados sofrem constantemente com esse problema, e um deles é Santa Catarina. Recentemente, o Rio de Janeiro também passou por uma situação emergencial parecida.

A primavera chegou, mas as chuvas fortes ainda são freqüentes. Santa Catarina está passando por problemas de enchentes e deslizamentos de terras, e várias estradas do estado têm estado bloqueadas, sendo impedida a passagem dos veículos. O mesmo problema aconteceu em janeiro de 2011, onde várias cidades entraram em estado de emergência.

O que aconteceu

Em janeiro de 2011, 83 cidades de Santa Catarina entraram em situação de emergência devido as fortes chuvas que caíram no estado. Mirim Doce, um dos municípios mais atingidos, ficou em estado de calamidade pública. Neste período, a Defesa Civil informou que seis mortes foram registradas.

Além das vítimas fatais, aproximadamente 26 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e 24.124 ficaram desalojadas. O número de desabrigados totalizou 1.926. A tragédia ocasionada pela chuva afetou cerca de 930 moradores do estado. O alagamento das cidades começou devido ao alto índice de chuvas, que aumentaram consideravelmente o nível dos rios.

Cidades mais atingidas

Algumas das cidades que entraram em estado de emergência foram: Antônio Carlos, Anitápolis, Alfredo Wagner, Águas Mornas, Anita Garibaldi, Armazém, Araquari, Araranguá, Aurora, Balneário Arroio do Silva, Balneário Barra do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Balneário Gaivota, Biguaçu, Barra Velha, Bom Jardim da Serra, São José do Cerrito, Taio, Turvo, Timbé do Sul, Treviso, Tubarão e Urussanga.

Prejuízos

Os prejuízos causados pelas enchentes foram estimados em R$ 400 milhões. A presidente Dilma Rousseff liberou 40 milhões de reais para ajudar na reconstrução das cidades mais afetadas. Contudo, o trabalho solidário da população foi muito importante. Campanhas foram feitas para que as pessoas enviassem roupas e alimentos para as regiões. A Defesa Civil contou com a ajuda de muitos municípios.

Problemas ambientais

As freqüentes enchentes que acontecem em Santa Catarina – e em alguns casos, com maior intensidade, como as deste ano – são um alerta para a população e governo sobre os problemas ambientais existentes em nosso país. Ambientalistas defendem que essas situações são decorrentes do urbanismo desenfreado, mudanças climáticas e desmatamento inadequado.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados