Clareamento de pele

Clareamento de pele

Clareamento de pele

Sobre o tratamento

O clareamento de pele nada mais é do que um tratamento para deixar a pele menos escura, possivelmente eliminando manchas e deixando a área mais macia e tratada.

Existem diferentes opções dermatológicas e com objetivos diferentes. Para pessoas com vitiligo, por exemplo, é indicado o clareamento da pele para que a aparência fique mais uniforme. No caso de cirurgias para remover marcas ou manchas, a questão está mais ligada à estética, embora também possa estar relacionada com a proteção contra o câncer de pele.

Opções caseiras

Os tratamentos caseiros envolvem a consulta com um médico dermatologista e o uso de remédios indicados pelo profissional. Ou seja, as manchas apresentadas ou o clareamento desejado não necessita de cirurgia ou tratamentos com laser e afins, nem de sessões extensas de acompanhamento. É para pessoas comuns que sofrem com manchas em alguns locais da pele e querem eliminar esse problema sem grandes preocupações ou gastos.

As causas dessas manchas podem ser: alergias, irritações na pele, micoses, exposição exagerada ao sol, tumores (câncer de pele), diminuição da produção de melanina por algum motivo, distúrbio hormonal. As manchas podem estar ligadas a várias atividades ou momentos da nossa vida: envelhecimento (pele fica mais fraca e vulnerável), picadas de inseto, acne (que está ligada, embora não exclusivamente, à limpeza da pele), predisposição genética, entre outros.

É possível tratar essas manchas com alguns produtos:
- Cremes com substâncias corticóides, ácidos retinóicos ou hidroquinonas: são indicados pelo dermatologista e provocam a produção de células novas na área, diminuindo aos poucos a coloração das manchas. Devem ser passados à noite (evitando-se o contato com o sol, portanto, para não resultar em novas manchas).

- Loções de clareamento: são vendidas por grandes empresas cosméticas nos mais variados catálogos de produtos. Se o seu caso não for extremo e você deseja um tratamento mais barato, pode ser uma boa opção e, na maioria das vezes, dá conta do recado. É importante destacar aqui que se a mancha não sumir, voltar ou mudar de cor é recomendado marcar consulta com um médico.

Peeling e laser

O peeling é um tratamento que pode ser feito em qualquer clínica de estética e remove as células mortas ou velhas do rosto (ou outros locais), incentivando as células mais novas que estão por baixo a substituírem, deixando a pele com aspecto mais jovial. De acordo com a profundidade e o número de sessões, o tratamento geralmente resulta numa camada lisa e tratada da pele.

O laser, por sua vez, possui diferentes tipos de tratamento. Os mais famosos são: quantum, CO2 e rubi. Eles tratam, respectivamente, manchas vermelhas, queratose e sardas. Essa opção é um pouco mais cara e extrema do que as citadas anteriormente, também exigindo um cuidado maior e com um preço mais elevado, bem como sessões freqüentes.

Em todos os casos, e inclusive se você não possui manchas na pele, recomenda-se o uso diário de filtro solar para evitar o surgimento delas, o agravamento da situação ou o início de um câncer de pele. Além disso, o protetor deixa a pele mais tratada e jovem.

Fotos

Confira Fotos do Clareamento de pele:

Kit para clareamento de peleKit para clareamento de pele
Clareamento de peleClareamento de pele
O clareamento é indicado para quem tem manchas na peleO clareamento é indicado para quem tem manchas na pele

GD Star Rating
loading...
Clareamento de pele, Nota: 4.9 de 5 com 9 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados