CJB RJ

links patrocinados

CJB RJ

CJB RJ

CJB é a sigla para Congregação Judaico Brasileira, sendo que a sede principal está localizada no Rio de Janeiro. Fundada no ano de 1988, a Congregação possui duas vertentes, uma conservadora e outra renovada, tendo como objetivo realizar diferentes ações e projetos ligados à religião judaica, promovendo cerimônias, campanhas sociais e eventos para conscientização da importância do judaísmo na vida de todos aqueles que o tem como religião. O judaísmo é uma das três religiões mais importantes do mundo (juntamente com o Catolicismo e o Islamismo, quando avaliadas as religiões mais antigas).

O Judaísmo interpreta a relação com Deus como uma aliança entre os chamados filhos de Israel, tendo como um exemplo disso o envio dos dez mandamentos à Moisés, no Monte Sinai. Com mais de três mil anos de existência, é uma das mais antigas religiões monoteístas (que acredita em um deus apenas). No mundo, são mais de treze milhões de judeus atualmente, sendo que chegam a zero vírgula dois por cento de toda a população mundial. Praticamente metade desses treze milhões vivem na América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e a outra metade em Israel, sendo que o restante mora na Europa (um número menor, com cerca de menos de quinze por cento).

Alguns dos preceitos judaicos sem dúvida alguma influenciaram as outras religiões, como por exemplo o monoteísmo e a questão de vida após a morte. Os judeus também são famosos pela sua tolerância religiosa, principalmente quando se leva em consideração os preconceitos que sofreram durante a segunda guerra mundial e o nazismo, entre outros conflitos envolvendo suas crenças. Existem outras vertentes que pretendem se aprofundar em um assunto específico de acordo com a crença judaica, como é o caso da Cabala, que se apega ao esoterismo para tentar interpretar o universo e a natureza.

Mais informações

No Judaísmo, assim como em outras religiões, é necessário que o judeu passe por algumas fases e cerimônias importantes no ciclo de sua vida. Alguns exemplos são o Brit Milá (a circuncisão realizada em bebês do sexo masculino), o Zeved Habat (boas vindas aos bebês do sexo feminino a partir da sefardita), Bar Mitzvá (pode ser comparada à Crisma do Catolicismo, é quando um jovem atinge a maioridade e dali em diante é responsável pelas suas escolhas religiosas e seguir o que seus pais lhe passaram anteriormente), o Casamento e o Shiva (que é o processo de luto, que pode ter de duas a três fases, com duração entre um mês e um ano).

O Judaísmo também conta com as seguintes ramificações: ortodoxo, o conservador, o reformista e o reconstrucionista, sendo que cada um possui diferentes tradições e divisões no sentido de visões diferenciadas sobre a religião. Não existe preconceito entre uma subdivisão e outra do Judaísmo, sendo que alguns são apenas considerados mais rígidos do que outros. Para mais informações, acesse o site oficial do CJB, que pode ser uma excelente fonte para solucionar todas as suas dúvidas sobre o judaísmo e a prática da religião no Brasil.

Fotos

Confira Fotos do CJB RJ:

CJB RJCJB RJ
Site CJBSite CJB
Congregação Judaico BrasileiraCongregação Judaico Brasileira

Pesquisar
Artigos Relacionados