Circuito Carnaval 2010

links patrocinados

Circuito Carnaval 2010

Circuito Carnaval 2010

Quando se fala em Brasil, uma das primeiras palavras que vêm à cabeça de muita gente, principalmente dos estrangeiros, é carnaval. E não à toa, afinal, esta é a festa mais popular de nosso país.

Apesar de ter jeito brasileiro, o carnaval é na verdade uma festa de origem grega, tendo sido criada por volta de 520 antes de Cristo. Na época, o carnaval era comemorado como forma de agradecimento aos deuses pela fertilidade da terra e produção. Cerca de setenta anos depois, o carnaval também passou a ser comemorado pelos cristãos como forma de preparação para a quaresma, período em que é preciso se privar de excessos.

Já o carnaval que se assemelha ao realizado nos dias de hoje, com fantasias e muita música, foi derivado da sociedade vitoriana do século dezenove.

Circuito Carnaval

Diversas festas de carnaval continuam a ser realizadas em diversos países da Europa, mas nenhum deles ganha do Brasil em tamanho e animação. No Rio de Janeiro acontece o maior carnaval do mundo, com desfiles pomposos de escolas de samba.

Circuito do carnaval 2010 – Salvador

Além do Rio de Janeiro, outra cidade que realiza uma festa de arromba durante o carnaval é Salvador, onde existem os famosos circuitos, nos quais passam milhares de foliões, que seguem os trios elétricos comandados por artistas de axé e MPB.

Existem, basicamente, três circuitos de carnaval em Salvador, o Histórico, também chamado de Batatinha, o Barra-Ondina e o Campo Grande, chamados também, respectivamente, de Dodô e Osmar.

Agenda Circuito Carnaval 2010

O circuito Batatinha é mais voltado para famílias e pessoas que querem fugir do agito. Percorrendo as principais ruas do centro histórico de Salvador, o circuito resgata as tradicionais marchinhas de carnaval. Em 2010 participaram do circuito grupos como Abuse e Use, Filhos de Jah, Filhas de Gandy e Os Negões.

O circuito Barra-Ondina, ou Dodô, percorre as praias de Barra e Ondina e em 2010 contou com shows em movimento nos trios elétricos de artistas como Daniela Mercury, Asa de Águia, Chiclete com Banana e Parangolé.

Já o circuito Campo Grande, ou Osmar, percorre durante sete horas e meia um trajeto de seis quilômetros. Se apresentaram no trajeto em 2010 artistas de renome como Ivete Sangalo, Harmonia do Samba, Carla Perez e Carlinhos Brown.

Desfile escolas de samba Rio de Janeiro

Circuito Carnaval 2013

No Rio de Janeiro não há circuitos de carnaval, sendo que na cidade a atração principal são as escolas de samba do grupo especial. Em 2010, desfilaram no sambódromo as escolas Imperatriz, União da Ilha, Unidos da Tijuca, Viradouro, Salgueiro e Beija-Flor no domingo e Mocidade Independente, Porto da Pedra, Portela, Vila Isabel, Grande Rio e Mangueira na segunda-feira.

A campeã daquele ano foi a Unidos da Tijuca.

Desfile escolas de samba São Paulo

Em São Paulo o esquema é o mesmo do Rio de Janeiro, em que a festa é comemorada com os desfiles das escolas de samba. Desfilaram em 2010 na sexta-feira as escolas Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi, Imperador do Ipiranga, Unidos de Vila Maria, Mancha Verde, Rosas de Ouro e Vai Vai e no sábado as escolas Tom Maior, Águia de Ouro, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, X-9, Império da Casa Verde e Pérola Negra.

Circuito Carnaval em Salvador Circuito Carnaval de 2010

Pesquisar